domingo, 8 de abril de 2012

Filmografia - Parte III

ESTÚDIO MUTUAL - 1916 a 1917



  Charles Chaplin realizou 12 filmes na Mutual, atuando como ator, diretor e roteirista em todos eles.


                                                            RELAÇÃO DE FILMES

1)THE FLOORWALKER (CARLITOS NO ARMAZÉM)
Stills: The Floorwalker

Sinopse: Carlitos entra numa loja que  está sob investigação policial por problemas financeiros internos. Sem dinheiro, ele circula pela loja, experimentando vários produtos. Encontrando o supervisor ( um sósia)) que acabou de roubar o cofre e nocautear o gerente (na verdade, seu cúmplice), Carlitos pensa estar diante   de um espelho, assim como seu sósia.Eles se movem simultaneamente , até que Carlitos percebe que sua imagem está segurando um saco de lítens roubados. O supervisor tenta fugir, trocando de roupa com Carlitos, mas o gerente,  usando Carlitos como   seu parceiro, aproveita para pegar o dinheiro.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Cliente)
-Eric Campbell ( Gerente da loja)
-Edna Purviance ( Secretária )
-Lloyd Bacon ( Assistente de gerente)
-AlbertAustin ( Assistente da loja)
-Leo White ( Cliente elegante)
-Charlotte Mineau ( Detetive)
-James T.Kelley ( Ascensorista)
-Frank J. Coleman ( Zelador)
John Rand ( Policial)
-Wesley Ruggles ( Policial)

Local da filmagem: Estúdios Mutual
Liberação do filme: 15 de maio de 1916
Metragem: 528 metros

2) THE FIREMAN (O BOMBEIRO)

Stills: The Fireman
Sinopse: Carlitos trabalha como bombeiro. O pai da namorada do chefe dos bombeiros planeja incendiar sua própria casa para receber o dinheiro do seguro. Assim, alerta para que o sinal de alarme seja ignorado, enquanto segue para casa para por seu plano em ação.Um incêndio verdadeiro acontece  numa casa em outra rua mas o proprietário não consegue ser atendido pelos bombeiros. Carlitos, então, alerta o chefe sobre o incêndio e este se dirige para lá. O pai da namorada do chefe ateia fogo à sua casa, ignorando que sua filha esteja no andar de cima. Quando percebe seu erro,pede socorro aos bombeiros, mas estes não atendem o sinal de alarme. Enquanto ele corre para o local do real incêndio, Carlitos corre para salvar a moça.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Bombeiro)
-Edna Purviance ( Moça)
-Lloyd Bacon ( Pai)
-Eric Campbell( Chefe dos bombeiros)
-Leo White ( Dono da casa onde ocorre o verdadeiro incêndio)
-Albert Austin ( Bombeiro)
-John Rand ( Bombeiro)
-James T. Kelley ( Bombeiro)
-Frank J. Coleman ( Bombeiro )

Local da filmagem: Estúdios Mutual
Liberação do filme: 12 de junho de 1916
Metragem: 582 metros



3) THE VAGABOND ( O VAGABUNDO)

Stills: The Vagabond

Sinopse: Carlitos toca violino na calçada em frente a um bar, competindo com uma banda que também busca uns trocados. Saindo dali, chega a um acampamento cigano, onde uma jovem sequestrada é mantida presa. Enquanto ela lava roupas, ele toca violino para ela, provocando raiva no chefe dos ciganos que a espanca. Carlitos se esconde atrás de uma árvore de onde ataca, um a um, o grupo de ciganos, fugindo dali com a moça e indo acampar num outro lugar.Um artista chega ali e se encanta com Edna que também se sente atraída quando ele pinta seu retrato. Carlitos, com o coração partido, fica de lado. Posteriormente, a pintura é exibida nas ruas e a mãe reconhece, ali, a filha desaparecida. Vai ao encontro dela e recompensa Carlitos que recusa a oferta e parte. Mas a moça percebe que o ama e segue com ele.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Violinista)
-Edna Purviance ( Moça sequestrada)
-Eric Campbell ( Chefe dos ciganos)
-Leo White ( Velho judeu/ Velha cigana)
-Lloyd Bacon ( Artista)
-Charlotte Mineau ( Mãe da moça)
-Albert Austin ( Trombonista)
-John Rand( Trumpetista e líder da banda)
-James T. Kelley( Músico/ Cigano)
-Frank T. Coleman ( Músico/Cigano)
-Henry Bergman (?)

Local da filmagem: Estúdios Mutual
Liberação do filme: 10 de julho de 1916
Metragem: 596 metros

4) ONE A.M. (CARLITOS BOÊMIO)

Stills: One A.M.

Sinopse: Voltando para casa, totalmente bêbado, após uma noite de farra, Carlitos luta para abrir a porta do táxi antes de entrar em casa. Lá dentro se defronta com objetos que o fazem se sentir num pesadelo. Escorrega em tapetes de peles de animais, se assusta com a chapeleira e tenta subir as escadas para seu quarto, onde trava uma batalha com a cama dobrável, até cair, exausto, na banheira.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Bêbado)
-Albert Austin ( Taxista)

Local da filmagem: Estúdios Mutual
Liberação do filme: 7 de agosto de 1916
Metragem: 609 metros

5) THE COUNT ( O CONDE)
Stills: The Count
Sinopse: Carlitos é aprendiz de alfaiate, demitido por incompetência.Seu chefe encontra um bilhete de um conde que recusa o cnvite para um baile de máscaras,oferecido por uma rica herdeira. Decide participar da festa se fazendo passar pelo conde.Enquanto isso, Carlitos vai visitar uma amiga que está trabalhando como cozinheira na casa da herdeira e o mordomo o expulsa dali.Em seguida encontra-se com o chefe e este lhe pede que se passe por seu secretário.Mas Carlitos chega primeiro à casa e se apresenta como o conde. Durante o jantar, ele usa seu próprio estilo para servir-se eno salão de dança disputa, com o chefe, a atenção da herdeira. Em meio a dança, chega o verdadiero conde e chama a polícia.

Elenco:
-Charles Chaplin( Aprendiz de alfaiate)
-Edna Purvianace ( Senhorita Moneybags, a herdeira)
-Eric Campbell ( Alfaiate )
-Leo White ( Conde)
-May White ( Senhora alta)
-Albert Austin ( Convidado)
-Stanley Sandford ( Convidado)
-John Rand ( Convidado)
-James T. Kelley (Mordomo)
-Leota Bryan ( Jovem )
-Loyal Underwood ( Convidado baixinho)
-Eva Tatcher ( Cozinheira)
-Frank J. Coleman ( Policial/Convidado vestido de Pierrot)
-Henry Bergman (?)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 4 de setembro de 1916
Metragem: 609 metros

6) THE PAWNSHOP (CASA DE PENHORES )

Stills: The Pawnshop

Sinopse: Carlitos está empregado numa loja de penhores. Chega atrasado, ignora o patrão e faz faxina desajeitadamente. Ao ser mandado para limpeza no letreiro da fachada da loja, atinge  várias vezes, com a escada, o gerente  da loja e um policial. Dentro da loja, novamente, acaba lavando um violino e o chefe o demite. Ele implora para ficar, explicando que tem uma família numerosa. O chefe reconsidera. Na cozinha, ele paquera a  filha do chefe e brinca com a massa do bolo que ela prepara. De volta ao balcão da loja, ao ver um cliente que deseja empenhar um despertador, ele o pega e o examina como se fosse um médico, deixando o cliente atônito ao declarar que o despertador está morto. Quando é mandado para fora da loja, esconde-se atrás de uma árvore e vê um homem entrar, roubar o cofre e assaltar os empregados com um revólver.Carlitos entra na loja, derruba o ladrão e acaba por beijar a filha do dono da loja.
Elenco:
-Charles Chaplin ( Empregado)
-Henry Bergman ( Dono da loja)
-Edna Purviance ( Filha do dono da loja)
-John Rand ( Empregado)
-Albert Austin ( Cliente com despertador)
-Wesley Ruggles(?) ( Cliente)
-Eric Campbell ( Ladrão)
-James T. Kelley ( Velho )
-Frank T.Coeman ( Policial)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 2 de outubro de 1016
Metragem: 591 metros

7) BEHIND THE SCREEN ( CARLITOS NO ESTÚDIO)

Stills: Behind The Screen

Sinopse: Carlitos é assistente de contra-regra num estúdio de cinema.Seu chefe o encarrega de todos os trabalhos pesados e ele, atrapalhado , luta para carregar um piano e onze cadeiras ao mesmo tempo.Vestida num macacão, fazendo-se passar por um homem, uma moça também trabalha ali como ajudante.Carlitos descobre sua verdadeira identidade e acaba beijando-a.Quando o chefe sabe do ocorrido se aborrece com ele. Num dos sets um ator se recusa a  aceitar um papel e Carlitos é chamado para substituí-lo. AAcaba interferindo na filmagem histórica que acontece nu outro set, criando situações inusitadas e estragando todo o trabalho dos outros.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Assistente)
-Eric Campbell( Contra-regra e proprietário do estúdio)
-Edna Purvianace ( Aspirante a atriz)
-Henry bergman ( Diretor do filme histórico)
-Lloyd Bacon ( Diretor da comédia)
-Albert Austin ( Encarregado de  troca de cenário)
-John Rand ( Encarregado de troca de cenário)
-Leo White ( Encarregado de troca de cenário)
-Frank J. Coleman ( Produtor)
-Charlotte Mineau (Atriz)
-Leota Bryan ( Atriz)
-Wesley Ruggles ( Ator)
-Tom Wood ( AAtor)
-James T. Coleman (cameraman)
Local da filmagem : Estúdio Mutual
Liberação do fime : 13 de novembro de 1916
Metragem: 547 metros


8) THE  RINK ( CARLITOS PATINADOR)

Stills: The Rink

Sinopse: ( Neste filme Charles Chaplin surpreende seu público com sua grande habilidade como patinador). Carlitos é garçom atrapalhado, num movimentado restaurante.Perturba clientes e funcionários, A agitar coquetéis , espalha tudo em outros garçons e no maitre. Faz esculturas num frango de onde sai um ovo que atinge uma moça, seu pai e um cliente que a estava paquerando.Na hora do intervalo de almoço, Carlitos vai se distrair num rinque de patinação onde encontra a moça e seu insistente paquerador. Ela escorrega e cai nos braços de Carlitos que usa sua bengala para derrubar o paquerador. Começa uma briga sobre rodas, com Carlitos saindo vencedor. Ele entrega a ela um falso cartão, apresentando-se como Sr Cecil Seltzer e a convida para uma festa de patinação que acontecerá naquela noite. De volta ao trabalho, continua a aborrecer o patrão e os clientes, ao servir, a um deles, um gato vivo. Para a festa da noite,  a moça convidou um amigo que leva com ele o paquerador dela. Seu pai, por sua vez, está ansioso para conhecer o tal Sr Cecil e chega acompanhado da esposa do homem que paquera sua filha. Os casais evitam se encontrar, mas acabam se esbarrando no centro do rinque, dando início a uma enorme confusão. Carlitos aproveita o momento para escapar dali.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Garçom e patinador)
-Edna Purviance ( Garota)
-James T. Kelley ( Pai)
-Eric Campbell( Sr Stout, o paquerador)
-Henry Bergman ( Sra Stout/Cliente zangado)
-Lloyd Bacon ( Convidado)
-Albert Austin (Maitre/Patinador)
-Frank. J. Coleman ( Gerente do restaurante)
- John Rand ( Garçom )
-Charlotte Mineau ( Amiga da moça)
-Leota Bryan ( Amiga da moça)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 4 de dezembro de 1916
Metragem: 573 metros

9) EASY STREET ( CARLITOS GUARDA-NOTURNO)

Stills: Easy Street
Sinopse: Carlitos é um vagabundo que perambula pelo Centro de Assistência Social, onde conhece uma bela moça.Para impressioná-la, ele aceita o emprego de policial para atuar na Easy Street, uma rua sem lei, tomada por vigaristas.Em sua ronda, ele atinge, acidentalmente,com seu cassetete, um homem e o deixa nocauteado e sente-se encorajado a enfrentar um malandro grandalhão que está sacudindo um policial pelos pés, a fim de fazer com que seu dinheiro caia de seus bolsos. As pessoas fogem da rua e Carlitos acerta o homem com seu cassetete, sem sucesso. Novamente ele tenta derrubar o grandalhão, mas o homem tenta intimidar Carlitos, entortando um lampião de ferro.( Durante esta cena, o lampião se desprendeu e atingiu Chaplin no nariz, levando ao hospital onde teve que fazer uma sutura  no corte. Foi o primeiro e único acidente ocorrido durante as dezenas de filmagens de Charles Chaplin ). Carlitos aproveita para usar o gás do lampião para anestesiar o homem que é levado para a delegacia. Torna-se respeitado na Easy Street . Ele vê a mulher do grandalhão roubando comida numa loja e, solidário, ajuda-a a pegar mais. A assistente social vê aquilo e leva a mulher para o Centro. O grandalhão sai da delegacia e vai em busca de Carlitos.Começa uma perseguição que termina com a assistente social sendo levada à prisão junto com um viciado em drogas. carlitos também acaba sendo preso e, acidentalemente, senta-se sobre a seringa do drogado e recebe uma dose da droga que lha dá uma grande energia, o suficiente para sair dali, voltar à rua e expulsar os vilões dali, transformando-a num lugar respeitável. A cena final mostra o grandalhão indo com a mulher para a igreja.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Vagabundo e Guarda-Noturno)
-Edna Purviance ( Assistente Social)
-Eric Campbell( Vigarista grandalhão)
-Albert Austin( Clérigo/Policial)
-Henry Bergman ( Anarquista)
-Loyd Underwood ( Pai da família numerosa/Policial)
-Janet Miller Sully ( Esposa)
-Charlotte Mineau ( Esposa do vigarista)
-Tom Wood ( Chefe de polícia)
-Frank T. Coleman ( polocial)
-John Rand ( Mendigo/Policial)
-William Gillespie ( Viciado)
-Eric von Stroheim ( Bebê)
-James T. Kelley ( Policial/ Missionário)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 22 de jneiro de 917
Metragem: 535 metros


10) THE CURE ( CARLITOS NA SAUNA)

Stills: The Cure

Sinopse: Carlitos é um alcoólatra enviado para um spa para se tratar. Logo que chega, cai na fonte, tem problemas com a porta giratória e equipa seu quarto como se fosse um bar. Uma moça hospedada ali está sendo incomodada por um paciente que sofre de "gota" quando  Charles se aproxima.Ambos disputam a atenção dela. O gerente tenta colocar Carlitos para fora, mas a moça o defende e ele acaba sendo enviado para a sala de massagens, onde é atendido por um enorme massagista. Tentando sair dali, ele senta sobre o dispositivo que faz  com que um paciente e ele próprrio sejam atirados na piscina. Outros pacientes estão bebendo água com inusitado entusiasmo. A moça que está hospedada ali, incentiva Carlitoa a beber também, sem saber o que a água contém. Ele bebe e fica terrivelmente embriagado e ela se retira, decepcionada. No dia seguinte, Charles acorda com uma bolsa de gelo na cabeça e, aceitando o convite de Edna, saem dali de braços dados. Ao deixar o spa ele cai novamente na fonte como acontecera no dia de sua chegada ali.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Alcoólatra)
-Edna Purviance ( Frequentadora do spa)
-Eric Campbell ( Paciente com gota)
-Henry Bergman ( Massagista)
-Albert Austin ( Enfermeiro)
-John Rand ( Enfermeiro/Massagista)
-James T. Coleman ( Mensageiro Velho)
-Frank J. Coleman ( Proprietário do spa)
-Leota Bryan ( Enfermeira)
-Tom Wood ( Paciente)
-Janet Miller Sully ( Visitante do spa)
-Loyal Underwood ( Visitante do spa)
-William Gillespie ( Homem brigão)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 16 de abril de 1917
Metragem: 559 metros


11) THE IMMIGRANT ( O IMIGRANTE)

Stills: The Immigrant

Sinopse: Uma moça e sua mãe estão a bordo de u navio de imigrantes, rumo a Nova York.Na mesma situação, Carlitos se encontra debruçado no deck do navio, aparentando estar com náuseas, mas, na verdade, acabou de pegar um peixe.No jantar, ele divide, com um russo, um prato de sopa que serve a ambos na medida em que vai de um a outro, com o balançar do navio. Após um jogo de dados, ele acaba vencendo, deixando seu oponente enraivecido. Ao sair dali ele vê a mãe da moça dormindo e rouba seu dinheiro. Aposta num jogo de cartas e ganha novamente. Sentando-se ao lado da moça, escuta sobre sua vida de pobreza e, comovido, coloca todo o dinheiro ganho em seu bolso, mas tenta recuperar uma nota.Um oficial, ao ver aquilo, acha que ele a está roubando. Neste exato momento avistam a Estátua da Liberdade. No cais são levados como se fossem animais e ali, Cralitos se despede da moça e de sua mãe.
    tempos depois, ele é expulso de um restaurante e encontra um dóçar na calçada, sem saber que a moeda havia caído de seu bolso furado. Volta ao restaurante e faz seu pedido. Neste momento ele vê a moça e a convida para comer com ele.Ao clocar a mão no bolso, percebe que perdeu novamente o dinheiro. Pede um café para ela, tentando pensar uma estratégia  para resolver a situação. Um mendigo entra com uma moeda na mão e Charles tenta pegá-la a qualquer custo. Assim que consegue, paga o garçom que a coloca no bolso que também está furado.Carlitos tenta pegar a moeda do chão, mas ela está embaixo do pé do garçom. Depois de várias tentativas, consegue o que deseja, mas vê que a moeda é falsa. Um artista que se encontrava ali, observa tudo e oferece para pagar a conta de Carlitos. A princípio, ele se recua a aceitar a oferta, mas acaba cedendo e aceita a gentileza.

Elenco:
-Charles Chaplin ( Imigrante)
-Edna Purviance ( Imigrante)
-Kitty Bradburry ( Mãe imigrante)
-Albert Austin ( Imigrante russo)
-Henry Bergman ( Imigrante russo/Artista)
-Loyd Underwood ( Imigrante baixinho)
- Eric Campbell( Imigrante baixinho)
-Stanley Sandorf ( Jogador)
-James T. Kelley ( Gordinho no restaurante)
-John Rand ( Bêbado no restaurante)
-Frank J. Coleman ( oficial do navio/Jogador/Dono do restaurante)
-Tom Harrington (?)
-William Gillespie ( Violinista)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 17 de junho de 1917
Metragem: 551 metros


12) THE ADVENTURER (CARLITOS PRESIDIÁRIO)

Stills: The Adventurer

Sinopse:  Carlitos é Enguia, fugitivo da prisão. Para se livrar da plícia, numa perseguição na praia, ele rouba a roupa de banho de um homem. Num restaurante, à beira da praia, uma moça está sendo incomodada por um grandalhão barbudo que tenta impressioná-la com sua força. Ouve-se gritos quando a mãe da moça cai do cais. O grandalhão se acovardae evita molhar sua roupa, fazendo com que a moça se atire na água para slavar a mãe. Carlitos chega e resgata as duas, dizendo que escutou os gritos de seu iate. acaba sendo considerado um herói. É convidado para uma festa enquanto o ciumento grandalhão vê a foto do farsante no jornal.No local do jantar, Carlitos, que  usa uma barba postiça para disfarçar , vai  para a varanda tomar sorvete com  a moça que salvou.Mas a polícia, que fora chamada pelo grandalhão, o faz correr dali. Ela beija a moça e escapa, escondendo-se da polícia, fingindo ser um abajur. Quando é descoberto, é preso. Ao passar pela moça, conduzido pelo policial, ele os apresenta e, quando apertam as mãos, Carlitos aproveita para fugir.

Eenco:
-Charles Chaplin ( Fugitivo)
-Edna Purviance ( Moça)
-Henry Bergman ( Pai/ Trabalhador no cais)
-Marta Golden ( Mãe)
-Eric Campbell ( Pretendente grandalhão)
-Albert Austin ( Mordomo)
-Toraichi kono (Motorista particular).( Na realidade, ele era secretário de Chaplin)
- John Rand ( Convidado)
-Frank J. Coleman ( Homem gorducho)
-Loyal Underwwood ( Convidado baixinho)
-May White ( Sra Stout)
-Janet Miller Sully (?)
-Monta Bell (?)
-James T. Kelley ( Homem idoso)
-Stanley Sandorf ( Policial)

Local da filmagem: Estúdio Mutual
Liberação do filme: 22 de outubro de 1917
Metraggem: 562 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário