domingo, 15 de abril de 2012

Biografia - Parte III

Um Estúdio Só para Ele
    Tão logo concluiu a montagem de seu último filme, Chaplin partiu para Nova York, onde Sydney se encarregara de fazer as negociações entre Charles e a Mutual Film Corporation, com estúdios em Los Angeles, que lhe fazia uma proposta de 670 000 dólares( por 12 filmes em um ano), sendo 1 000 dólares por semana e, após ser aprovado no exame de saúde de uma companhia de seguros, " luvas" de 150 000 dólares.Dois dias depois,em 26 de fevereiro de 1916, aprovado no exame, Charles Chaplin assinou o contrato com a Mutual.
    Charles Chaplin possuía tudo para ter e fazer amigos: era jovem, rico e famoso. Mas sentia-se solitário.Muitas vezes caminhava sozinho pelas ruas, com seu jeito tímido (que ainda mais se acentuava quando era reconhecido pelas pessoas que o cercavam).
    Trabalhando com a sua própria equipe técnica (Roland Totheroh tornou-se seu cinegrafista permanente após seu quarto filme) e sua própria companhia de atores, incluindo sua amada Edna Purviance, ele revelou, mais trade, que o período em que trabalhou na Mutual proporcionou-lhe os dias mais felizes de toda a sua vida. Foi também um período fenomenalmente criativo e seus filmes  foram acentuadamente superiores -em estrutura, estilo e conteúdo- a quaisquer outros filmes de comédia já feitos.
    O 1º filme de Charles nesta nova fase - Floorwalker( Carlitos no Armazém) - foi um grande êxito.Com cenas feitas em uma loja elegante, ele descobriu uma magnífica forma de fazer comicidade usando uma escada rolante.

Stills: The Floorwalker
Carlitos no Armazém experimentando um chapéu numa cliente

   Conforme havia prometido, Charles produziu um filme a cada mês. Seguindo a tradição de fazer comédia baseada numa determinada ocupação ou localização, ele deu novas reviravoltas cômicas para todas as situações.Como exemplo, a autópsia feita em um despertador no filme The Pawnshop. Após Floorwalker, ele criou  The Fireman ( O Bombeiro),The Vagabond ( O Vagabundo),The Count( O Conde), One A.M.( Carlitos Boêmio) The PawnshopCasa de Penhores), Behind the Screen ( Carlitos no Estúdio), The Rink (Carlitos Patinador), Easy Street (Carlitos Guarda-Noturno) The Cure(Carlitos nas Termas), The Imigrante( O Imigrante) e The Adventure ( Carlitos Penitenciário), seu último filme para a Mutual.

Stills: The Fireman
Nos braços de Edna Purviance em O Bombeiro

Stills: The Vagabond 
 O Vagabundo e seu violino
(Chaplin era excelente violinista)

Ficheiro:One A.M..jpg
Em Carlitos Boêmio assustado com tapetes de animais

Stills: The Count
O Vagabundo se passando por um conde

Stills: The Pawnshop
Em Casa de Penhores, avaliando um relógio

Stills: Behind The Screen
 Cena de Carlitos no Estúdio

Stills: The Rink
Em Carlitos Patinador, onde Chaplin mostra sua grande
 habilidade sobre as rodinhas

Carlitos Guarda-Noturno

Stills: The Cure
Carlitos nas Termas

Stills: The Immigrant
O Imigrante

Stills: The Adventurer
Carlitos Penitenciário
     One A.M ( Carlitos Boêmio) foi único e sem precedentes - uma performance solo como um bêbado que , ao voltar para casa tarde da noite, se vê lutando, durante 20 minutos, com os objetos inanimados que o impediam de subir as escadas para seu quarto.Os filmesde Chaplin  eram desenvolvidos sem scripts, usando-se de improvisação no set de filmagem ou em cenas externas e, ainda assim, tinham a estrutura de filmes clássicos. Em Carlitos Guarda-Noturno,Charles expõe uma lembrança impressionista das ruas pobres de Londres, onde cresceu, e em O Imigrante, transmite uma visão acentuadamente irônica da situação de imigrantes.
    Jamais algum membro da equipe de Charles sofreu qualquer acidente durante as suas filmagens. Cada cena de violência era meticulosamente ensaiada e tratada como se fosse uma coreografia. Um soco no rosto era sempre o resultado de um truque. Tudo era cuidadosamente cronometrado.O único acidente occorrido em sua carreira, teve ele próprio como vítima.Ao puxar um poste de iluminação a gás, parte do lampião caiu e um friso de metal o atingiu no meio do nariz, o que lhe custou 3 pontos num curativo.
     O período em que esteve na Mutual foi considerado por Chaplin como o mais feliz de sua carreira. Tinha 27 anos, o dinheiro entrava aos montes em seus cofres e, em breve, seria um milionário.
    Realmente,quase ao final de seu contrato com a Mutual, Charles foi informado pelo irmão de que este estava prestes a fechar negócios negócios com a First National, para a qual Charles deveria criar uma série de 8 comédias em dois atos, por 1 200 000 dólares!
Charles necessitava de um secretário, um criado, um carro e um motorista particular.Um dia, ao passar por uma exposição de automóveis, deparou-se com uma Locomobile, veículo para 7 passageiros, considerado o melhor dos Estados Unidos, na época.Perguntou o preço: 4 900 dólares. Pediu para embrulhá-lo!
     Charles nada entendia sobre investimentos financeiros e, assim,era Sydney quem cuidava de tudo, pois estava bem informado a respeito de ações, ganhos de capital e garantias legais dos bancos. Procurado por um agente de negócios para ser seu sócio na compra de uma vasta área no vale de San Fernando, na Califórnia (cada um empregaria 250 000 dólares), Charles recusou a proposta.Caso tivesse investido seu dinheiro naquele projeto, teria um lucro de 50 000 0000 de dólares. Naquela área, tempos depois, seriam descobertos os mais ricos campos petrolíferos de toda a Califórnia!
    Naquela época, Charles conheceu o famoso ator Douglas Fairbanks com quem formaria uma profunda e duradoura amizade. Douglas foi o primeiro astro do cinema a morar em Beverly Hills.

 Charles ganha a independência

Ao final de seu contrato com a Mutual, Charles ansiava por iniciar seu trabalho junto a First National.Assinou seu contrato em 17 de junho de 1917. Como a empresa não dispunha de um estúdio, ele mesmo decidiu comprar um terreno em Hollywood, na esquina de La Brea Avenue com Sunset Boulevard ,onde deu início à construção de seu próprio estúdio: o antigo Climax Studio,em Los Angeles, foi apropriadamente rebatizado The Lone Star Studio( Estúdio da Estrela Solitária).
Mapa do estúdio de Charles Chaplin

       A fim de não comprometer a arquitetura daquela bela área residencial, o estúdio foi desenhado de forma a reproduzir as casas de uma velha cidadezinha inglesa.

Estúdio de Chaplin


 Durante o período de construção, viajou para o Havaí, em companhia de Edna Purviance, a fim de descansar por um mês.

Charlie, Edna Purviance and Charlie’s publicist, Rob Wagner, in Hawaii in 1918

via http://ladailymirror.com/2011/10/20/movieland-mystery-photo-59/
Chaplin, Edna e o agente publicitário de Caplin,
Rob Wagner, no Havaí

     Seu primeiro filme no novo estúdio foi  A Dog´s Life ( Vida de Cachorro), filmado de janeiro a abril de 1918, ao lado de Edna Purviance. Neste, Charles estabeleceu um paralelo entre a vida de um cão e a de um vagabundo.

Stills: A Dog's Life
Vida de Cahorro

     Ainda naquele ano ,Charles fez The Bond e Shoulder Arms, este um ensaio audacioso que transformava em comédia, os horrores da primeira Guerra Mundial .Foi um enorme sucesso e continua a ser um dos grandes documentos daquele conflito mundial.

Stills: The Bond
The Bond

 Shoulder Arms
           (Nota-se a assinatura de Charles neste poster. No começo de 1918, ele passou a autenticar,com sua assinatura, todos os cartazes e aberturas de seus filmes,impedindo as cópias falsificadas dos mesmos).

       Embora continuando unidos profissionalmente, Charles e  Edna haviam terminado seu relacionamento afetivo, em meados de 1918, ano em que ele conheceu Mildred Harris, com quem se casou em 23 de outubro de 1918.
        Charles tinha, então, 28 anos e Mildred Harris,16.

                                                   Mildred Harris Chaplin

  Quando Mildred e Charles se conheceram, ele era a estrela de cinema mais famosa do mundo e ela uma jovem de 16 anos, desejando ser atriz. Chaplin recordou: "Mildred era uma coisa bonita — não de partir corações ou excessivamente brilhante, mas havia algo nela que me fez pensar que eu poderia fazer algo para ela, educá-la,despertá-la...Eu tentei e ela parecia desejar mas…não funcionou. Eu gostava muito dela, e nos casamos…por um tempo eu mantinha a esperança de que ela não perderia a sua juventude — o espírito da juventude, o espírito de permanecer alegre e para sempre incorruptível, mas ela perdeu …E acabou se tornando egoísta e cínica".Descrevendo seu casamento , Mildred Harris recordou: "Era difícil ser esposa de um gênio.Eu não o entendia sempre e me senti inferior a ele. Ele era irritadiço, impaciente e me tratou como um cretina. Mas eu ainda o admiro. Ele poderia ter me ensinado tanta coisa!"Embora se sentido intelectualmente superior a Mildred, Chaplin se ressentiu amargamente por sua astúcia com ele.Ela pedira para que se casasse com ela, alegando, falsamente, estar grávida.
      Durante seu breve casamento, ela realmente ficou grávida, mas o bebê morreu três dias após o nascimento, em 10 de julho de 1919, em consequência de severos problemas. Batizado como Norman Spencer Chaplin, foi apelidado por Mildred de The Little Mouse ( O Ratinho) e este foi o nome inscrito na placa sobre seu túmulo.

Túmulo de Norman Spencer Chaplin, o primeiro filho de Charles

   Mildred revelaria, anos mais tarde, que a única coisa de que se lembrava de seu casamento com Charles foi que ele havia chorado muito com a morte do bebê.
    Naquela época Charles trabalhava em seu filme A Day´s Pleasure cujo título inicial era Charlie´s Picnic. Charles Caplin só voltaria aos estúdios 3 semanas depois da morte de Norman.


No registro da produtora de Charles, o comunicado
da morte de seu filho

   O casamento de Charles com Mildred não foi movido por amor. Ele tinha necessidade de ter uma esposa e torcia para que tudo desse certo entre eles. Mais tarde confidenciou a Douglas Fairbanks que temia não poder estar sempre perto de Mildred, tão envolvido estava com seus filmes.Embora afeiçoado a ela, sentiam que ambos eram totalmente incompatíveis. Viviam na mesma casa, mas raramente se viam, cada qual ocupado com seu trabalho.As vezes, Mildred ficava ausente de casa por mais de uma semana, sem que ele soubesse por onde ela andava.Um dia, quando Charles passava um fim de semana com Fairbanks, agora casado com Mary Pickford, este lhe disse sobre rumores a respeito de Mildred.Charles nunca soube se eram verdadeiros, mas ficou deprimido e, interpelando Mildred, esta negou tudo, friamente.Em 1920 decidiram se divorciar amigavelmente e o divórcio foi bastante lucrativo a Mildred. Charles se mudou para o Clube Atlético, enquanto Mildred permanceu na casa por um tempo.
     Os filmes  Sunnyside (Idílio Campestre) e A Day´s Pleasure ( Um Dia de Prazer) , ambos em 1919, não foram  considerados excelentes trabalhos. Na verdade, Charles estava totalmente voltado, para um novo filme - sua obra-prima, The Kid ( O Garoto).Um de seus mais famosos e belos trabalhos , O Garoto foi o 6º  filme realizado na First National e o  68º de sua carreira.Levou exatamente um ano para ser produzido (de julho de 1919 a julho de 1920, estreando no cinema em fevereiro de1921). 
Stills: Sunnyside
Idílio Campestre
Um Dia de Prazer
    Depois de seu filme  Idílio Campestre, feito meses depois de seu casamento, Charles sentia que seu relacionamento com Mildred havia interferido em sua capacidade criativa. Ele se percebia sem idéias para desenvolver um trabalho. Para espairecer, foi ao teatro onde viu um excêntrico dançarino que nada tinha de extraordinário, mas que, ao terminar seu número, levou ao palco seu filho de 4 anos. Depois de agradecer, junto com o pai, o menino fez alguns passos de dança de maneira divertida e saiu do placo, depois de lançar à platéia um olhar intrigante. Foi tão aplaudido que teve que retornar ao palco, onde deu novos passos. Seu nome era John Leslie Coogan,mas ele era conhecido como Jackie Coogan. Charles achou-o excepcional, mas não pensou mais nele. Uma semana depois, sentado no meio de um palco, cmo todo o elenco em volta, enquanto ele buscava idéias, comentou com alguém sobre o garotinho que ele havia visto no teatro. Soube, então, que ele havia sido contratado para fazer um filme.Charles, então se iluminou. Por que não pensara nisto antes? Colocá-lo num filme! As idéias começaram a brotar. Imaginou cenas do Vagabundo como vidraceiro e o garotinho indo pelas ruas , jogando pedras nas janelas para que ele fosse chamado para concertá-las. Mas o garotinho agora havia sido contratado e Charles não sabia onde encontrar outra criança como aquela para realizar seu filme. Quando, de repente, seu encarregado de publicidade entrou no palco e anunciou que o contratado não fora Jackie Coogan, mas seu pai, Jack Coogan, Charles pediu que entrasse em contato com ele, urgentemente. Este foi ao estúdio de Chaplin e, sem hesitar, aceitou a sua proposta.
     "Há algo sobre aquele menino que sempre me faz sentir vontade de chorar. Eu não sei porque, pois ele parece tão feliz", disse Chaplin a Sam Goldwyn, referindo-se a Jackie Coogan.Assim como Charlie ,com aproximadamente a mesma idade, Jackie Coogan foi um mímico precoce e filho de atores de pouco sucesso. Como resultado do desempenho virtuoso que Chaplin amorosamente extraiu de Jackie Coogan em seu filme, este, imediatamente, se tornou o ator mirim mais famoso e amado do mundo.

Foto autografada por Jackie Coogan ao secretário de Chaplin

   O que fez com que Chaplin sentisse vontade de chorar enquanto trabalhava diariamente com aquela criança talentosa, foram a recente perda de seu próprio filho e o fato de que Jackie lembrava-lhe muito de si mesmo e da infância de Londres que eles viveram juntos neste filme. Como um par de lutadores em busca de sobrevivência, Charlie e Jackie reviveram lembranças nostalgicamente românticas de Chaplin e suas aventuras de infância nas favelas de Londres.
     No filme O Garoto, Charles retrata sua traumática experiência num orfanato de caridade onde ele viveu por dezoito meses .
      O pequeno ator sabia conjugar a emoção com a ação, sem perder sua espontaneidade. Ganhou, em sua carreira cinematográfica, mais de 4 milhões de dólares.

The Kid.

love.
O vidraceiro e O Garoto

Chaplin e Jackie em 1920

Stills: The Kid
O Garoto
Jackie e Charles em 1936

Jackie Coogan, piloto em 1944

Jackie Coogan, como Tio Funéreo na Família Adams,
  série da TV de 1964 a 1966

   Desde o primeiro ano de sua aparição na tela, a imagem e nome de Chaplin eram conhecidos em todo o mundo - um fenômeno que demonstra o poder do cinema na época antes do rádio e televisão. O nome Chaplin aparecia nas músicas, brinquedos, livros e artigos de imprensa inumeráveis.

Boneco trapezista

Cartão de cigarro

Chaplin em seu estúdio

    Mas, apesar de todo este sucesso,Chaplin, concentrado em seu trabalho de criar filmes, só percebeu que tinha se tornado uma figura nacional, quando retornou da Califórnia para Nova York pela primeira vez desde que se entregou ao seu ofício. Nessa viagem, ele foi obrigado a deixar o trem antes da chegada a Grand Central Station, a fim de evitar o assédio da multidão que o aguardava ali.
    Em 1919, os quatro maiores nomes na indústria cinematográfica americana - Mary Pickford, Douglas Fairbanks, o diretor D.W.Griffith e Chaplin - vendo os imensos lucros que distribuidores estavam obtendo com seus filmes, criaram sua própria empresa , a United Artists. Chaplin, ainda preso a seu contrato com a First National, foi o último dos parceiros para apresentar um filme para distribuição.
    Charles desejou ficar mais tempo em Nova York, mas o trabalho o esperava na Califórnia. E ele estava ansioso para terminar seu contrato com a First National e se integrar a United Artist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário