sexta-feira, 6 de abril de 2012

Filmografia - Parte V

                                   ESTÚDIOS UNITED ARTIST - 1923 a 1952 

    Nos Estúdios da United Artist, Chaplin passou a realizar filmes de longa metragem,num total de 8. Apenas no primeiro deles, não foi protagonista. Aparece numa pequena cena, como um carregador de malas, sem a caracterização do Vagabundo. A produção, direção, roteiro e composição de trilha sonora de cada um dos filmes foram feitas por ele.

RELAÇÃO DE FILMES

1) A WOMAN OF PARIS ( CASAMENTO OU LUXO?)

Stills: A Woman Of Paris
Sinopse:  Em algum lugar na França os amantes Marie St Clair e Jean Millet preparam-se para deixar seus tristes lares. Jean liberta Marie que foi trancada em seu quarto por seu padrasto. Eles  planejam voar para Paris no dia seguinte. Voltam muito tarde para casa de Marie e seu padrasto se recusa a deixá-la entrar. O mesmo faz o pai de  Jean. Assim, eles vão para a estação esperar o trem para Paris.Jean retorna para casa para recolher suas malas, e sob a pressão de sua esposa, seu pai lhe dá algum dinheiro. 
      Quando Jean está deixando sua casa, encontra o pai  inconsciente em sua cadeira. Ele chama o médico. Marie, ansiosa, telefona para Jean e este lhe diz que algo aconteceu e deixa o telefone para receber o médico. Ela, sentindo-se abandonado e sem ter para onde ir,embarca no trem rumo a Paris.
  Um ano mais tarde, Marie está jantando com o ricaço, Pierre Revel, um homem de gostos refinados em comida e mulheres. Na manhã seguinte, Pierre lê um artigo no jornal, anunciando seu casamento com uma herdeira rica.Com receio de que  Marie crie problemas, ele marca um encontro com ela. Enquanto isso, uma amiga de Marie mostra a ela o artigo.À noite Pierre chega para levá-la para jantar, mas ela está muito deprimida. Ele diz que o casamento não vai interferir no relacionamneto deles mas ela não concorda. Ele sai dizendo que  vai voltar quando ela estiver se sentindo melhor melhor.
   Paulette  convida Marie para uma festa num bairro de artistas. Ela vai, na esperança de se distrair, mas se engana de endereço e acaba num estúdio onde encontra Jean e a sua mãe, agora vivendo lá.Cumprimentam-se formalmente, e vendo a sua pobreza, ela propõe a ele que pinte seu retrato. Ele vai ao apartamento dela  e a história da morte do pai é revelada. Pierre chega e ao vê-la com outro homem diz que  entende perfeitamente e se retira.
 Jean a visita frequentemente e termina a pintura em que ele a retrata como ela era quando eles se separaram. Ele diz que  ainda a ama e deseja se casar com ela.Marie está dividida entre o opulento estilo de vida que pode ter com Pierre e  o casamento com Jean. Ela fala abertamente com Pierre sobre seu dilema. Ele retorna a sua franqueza, dizendo-lhe como seria  sua vida junto com Jean, mostrando, através da janela,para uma mulher desleixada cercada por crianças maltrapilhas. Ela diz que sua vida é vazia. Pierre aponta suas pérolas que representam sua vida de rica.Ela, com raiva, joga o colar pela janela, mas momentos depois corre para recuperá-los de um vagabundo que o pegara. Pierre ri , tolerante, mas ela lhe diz que devem se separar. Ela vai à casa de Jean mas chega no exato momento em que ele está dizendo à  mãe  que ele propôsse casar com  Marie em um momento de fraqueza. Marie se retira, achando que foi o melhor para eles. Pierre, enquanto isso consola-se com Paulette.
        No dia seguinte, Jean, atormentado, segue Marie até uma boate onde ela vai se encontrar com Pierre. Ele lhe envia um bilhete pedindo uma oportunidade e é convidado para a mesa. Ele é humilhado quando ele vê Pierre lendo seu bilhete e o ataca.É escoltado para fora dali,  mas, ainda no salão lotado, aponta sua arma para si mesmo. Quando a mãe de Jean é informada sobre a morte do filho, corre até a boate,para se vingar de Marie. Ao encontrar a moça chorando debruçada sobre ele, une-se a ela em sua dor.
   Elas criam uma casa, no campo,  para  acolher crianças abandonadas e dedicam-se a ajudar outras pessoas. Ao sair para buscar leite num vilarejo, Marie pega uma carona numa carroça de feno. Na mesma estrada, Pierre passa em seu carro dirigido por um motorista, mas os dois não se notam.

Elenco:
-Edna Purviance (Marie St Clair)
-Adolphe Menjou (Pierre Revel)
-Carl Miller (Jean Millet)
-Lydia Knott Uean's Mother)
-Charles French Jean's Father)
-Clarence Geldert (Marie's Father)
-Betty Morrissey (Fifi)
-Malvina Polo (Paulette)
-Henry Bergman (Head Waiter)
-Harry Northrup (Man About Town)
-Nellie Bly Baker (Masseuse)
-Stelia De Lanti (Revel's Fiancée)
-Bess Flowers (striptease lady at party)
-Frank Coghlan Jr (boy)
-Harry d'Abbadie d'Arrast (man in nightclub)
-Jean de Limur (man in nightclub)
-Charles Farrell (dancer in nightclub)
-Karl Gutman (conductor)
-James A.Marcus (Tramp)
-Granville Redmond (Party Guest)
-Philip Sleeman (Gigolo)
-Arthur Stibolt (Cook)
-A.Edward Sutherland (Cook)
-Wilhelm von Brincken (restaurant patron)
-Charles Chaplin (Porter)
Obs:  Chaplin fez este filme especialmente para Edna Purviance, desejando que ela começasse a atuar como atriz dramática, já que sua idade, segundo ele, não lhe parecia ideal para comédias. Apesar das críticas elogiosas, o filme foi um fracasso, já que o público não aceitava um filme de Chaplin sem Chaplin.Ele faz uma aparição discreta, como carregador de malas, mas sem seu famoso traje de vagabundo.
Início da filmagem: 27 de novembro de 1922
Término da filmagem: 29 de setembro de 1923
Lançamento :1º de outubro de 1923, no Criterion Theatre, Hollywood
Metragem: 2303 metros


2) THE GOLD RUSH ( EM BUSCA DO OURO)

Stills: The Gold Rush
Sinopse:Uma longa fila de pessoas  sobem a passagem de  Chilkoot  no seu caminho para os campos de ouro de Klondike. Carlitos, o vagabundo,segue sua própria rota, por um estreito caminho. Enquanto isso, num penhasco Big Jim McKay encontrou ouro. Carlitos faz o seu caminho sobre a neve usando uma bússola desenhada em um pedaço de papel. Uma tempestade sobrevem e Carlitos se refugi  refúgio numa cabana pertencente ao bandido, Black Larsen.
  A princípio, Larsen tenta expulsar o intruso, mas a força dos golpes de vento,o traz de volta. Big Jim, forçado a sair de seu acampamento pela tempestade, também chega à cabana, mas enfrenta  Larsen e ganha o direito de permanecer ali.A comida se acaba e  Carlitos come uma vela . Da mesma forma quando Big Jim entra em cabine lambendo seus lábios, Carlitos se volta ansiosamente para o cão que rói um osso. Desesperadamente com fome, eles sorteiam para ver quem  vai buscar comida e  Larsen parte. No caminho ele encontra dois homens que o estão perseguindo  e mata os dois
  .Na cabine, Charlie cozinha  sua própria bota para um jantar de Ação de Graças. Ele dá a parte de cima a Big Jim e fica com a sola e os cadarços que ele come como espaguete e suga os pregos como se fossem ossos de frango. Big Jim, morrendo de fome, começa a ter alucinações e vê Carlitos como uma galinha. Uma perseguição se inicia havendo, porém uma trégua em que Carlitos dorme com um sapato em suas mãos no caso de Big Jim tentar comê-lo no meio da noite.
       Ele acorda, achando que  seu companheiro o está atacando novamente, mas descobre que é um urso que está rodeando a cabana. Eles comem o urso. Depois da tempestade Big Jim deixa a cabana e retorna aolugar onde está seu ouro,  mas Larsen, que o seguia, bate-lhe com uma pá.  Larsen, porém, não tem chance de se aproveitar do ouro,pois a parte do rochedo onde ele se encontra, despenca .
  Carlitos vai á cidade e vê gorgia, a bela da cidade e dançarina de salão, cercada opor fotógrafos.Ele ,imediatamente, fica fascinado por ela  e depois vai para o salão de dança onde ela está olhando para as fotos com Jack, um grandalhão que se imagina o maioral entre as muheres. Jack pega uma das fotos, rasga e atira os pedaços no chão. Carlitos, timidamente, tenta recuperar os pedaços sem ser notado. Geórgia vem em direção a ele, sorrindo com as mãos estendidas, mas é  alguém de pé atrás dele que ela cumprimenta. O vagabundo  vagueia por ali e, mais tarde, quando Jack está incomodando Georgia, ela pega Carlitos para dançar com ela.
     Carlitos perdeu seu cinto e tem dificuldades em manter a çalça no lugar. Ele procura desesperadamente algo para amarrá-la e, infelizmente, pega um fio que está prendendo  um grande cão. Jack pega  Carlitos para se vingar e este,  equivocadamente, acerta Jack ao derrubar um grande relógio sobre ele. Achando que o derrubou por sua própria força, vai embora como um herói.
   No dia seguinte, Carlitos passa por uma cabana onde  um café da manhã está sendo preparado e cai desmaiado. O proprietário, o generoso Hank, convida-o para entrar e se alimentar.Carlitos  fica na cabana enquanto Hank se ausenta. Geórgia e suas amigas passam brincando na neve e param para debochar de Carlitos. Ele as convida para jantar na véspera de Ano Novo.Elas aceitam, mas saem zombando dele.
     Precisando de dinheiro, ele vai limpar a neve da calçada de uma loja, acumulando-a na frente da loja ao lado. Com o dinheiro ganho, compra comida e presentes para as meninas, mas elas não vão à festa.
      Ele adormece sonhando que estão se divertindo e ele as distrai fazendo uma dança com pãezinhos e recebe um beijo de Geórgia. Ele acorda no meio da noite e vai até o  salão de dança. Pela janela vê todos todos comemorando a chegada do Ano Novo. Geórgia, de repente,se  lembra do convite do vagabundo e sai dali para a cabana, onde sente remorso remorso ao ver que ela está vazia com uma mesa posta e presentes sobre ela.
   Big Jim volta para a cidade, mas está com amnésia e não consegue lembrar onde escondeu seu ouro. Carlitos recebe um bilhete da Geórgia pedindo desculpas e corre para encontrá-la. É  interceptado por Big Jim, que o arrasta com ele para que ache o ouro.  Charlie só tem tempo para dizer a Geórgia que ele vai voltar para ela como um homem rico.
   Chegam à cabana, desta vez bem abastecidos e Carlitos se embebeda.  Durante a noite ocorre uma tempestade de neve que empurra a cabana para a ponta de um penhasco, onde ela se mantém precariamente equilibrada.
   Carlitos crê que a oscilação da cabana é causada pelo seu estado de embriaguez e só se dá conta do que está acontecendo quando tenta sair  dali e  acaba pendurado na ponta da cabana, sobre o vazio do penhasco.Ele e Big Jim lutam para manter a cabana equilibrada. Big Jim sai pela outra porta da cabana e joga uma corda  para Carlitos, a tempo de tirá-lo dali. Em seguida a cabana despenca pelo penhasco.
        Em seguida eles aparecem  num navio, vestidos em casacos de pele, evidentemente, ricos. Um jornalista pede a Carlitos para relatar sua história e lhe sugere vestir suas roupas de vagabundo para fazer fotos.Ele aceita a idéia e, depois de se trajar como nos tempos em que era pobre, vai ao convés.Ao posar, afasta-se para trás e acaba caindo do convés para a parte debaixo do navio, exatamente na frente de Georgia que deixou  Klondike. Os oficiais do navios estão à procura de um passageiro clandestino e ao ver  maltrapilho se oferecem para pagar a sua passagem. A situação, então, é esclarecida. Posando para o fotógrafo como um casal, Carlitos e Georgia se beijam.

Elenco:
-Charles Chaplin (Lone Prospector)
-Georgia Hale ( Georgia)
-Mack Swain (Big Jim McKay)
-Tom Murray (Black Larson)
-Berry Morrissey ( Georgia's Friend)
-Kay Desleys ( Georgia's Friend)
-Joan Lowell ( Georgia's Friend)
-Malcolm Waite (Jack Cameron)
-Henry Bergman (Hank Curtis)
-John Rand (Prospector)
-Heinie Conklin (Prospector)
-Albert Austin (Prospector)
-Allan Garcia (Prospector)
-Tom Wood (Prospector)
-Stanley Sanford (Barman)
-Barbara Pierce (Manicurist)
-A.J.O'Connor (Officer)
-Art Walker (Officer)
-Daddy Taylor (Ancient Dancing Prospector)
-Margaret Martin (Squaw)
-Princess Neela (Squaw)
-Frank Aderias (Eskimo Child)
-Leona Aderias (Eskimo Child)
-E. Espinosa (Eskimo)
-Ray Morris (Eskimo)
-Fred Karno Jr
-Jack Adams, Sam Allen, Claude Anderson, Harry Arras, F. J. Beauregard, William Bell, Francis Bernhardt, E. Blumenthal, William Bradford, George Brock, William Butler, Pete Brogan, R. Campbell, Leland Carr, H. C. Chisholm, Harry Coleman, Harry De Mors, Jimmy Dime, W. S. Dobson, John Eagown, Aaron Edward, Elias Elizaroff, Leon Fary, Richard Foley, Charles Force, J. C. Fowler, Ray Grey, William Hackett, James Hammer, Ben Hart, R. Hausner, Tom Hawley, Jack Herrick, Jack Hoefer, George Holt, Tom Hutchinson, Carl Jenson Harry Jones Bob Kelly, John King, Bob Leonard Francis Lowell, Clyde McAtee, John McGrath, Chris Martin, John Millerta, Chris Martin, Mr Myers, George Neely, H. C. Oliver, William Parmalee, Jack Phillips, Art Price, Frank Rice, E. M. Robb, C. F. Roarke, J. Ryan, J. J. Smith, Joe Smith, C. B. Steele, Armand Triller, John Tully, Jack Vedders, John Wallace, Sharkey Weimar, Ed Wilson, C. Whitecloud, H. Wolfinger, Dave Wright, Ah Yot, George Young, Ed Zimmer, Lillian Adrian, Rebecca Conroy, Donnabella Custer, Kay De Lay, Inez Gomez, Mildred Hall, Gypsy Hart, Helen Hayward, Josie Howard, Jean Huntley, Gladys Johnson, Helen Kassler, Geraldine Leslie, Joan Towers, Ruth Milo, Marie Muggley, Florence Murth, Lillian Rosino, Edna Rowe, Jane Sherman, Nina Trask, Mary Williams, Marie Willis, Lillian Reschm, Nellie Noxon, Dolores Mendes, Cecile Cameron, Joan Lowell, Betty Pierce, Marta Belfort, Dorothy Crane, Bessie Eade, James Darby, Frank E. Stockdale, Freddie Lansit, George Lesley, P. Nagle, M. Farrell, S. Murphy (People in Dance Hall)
Obs:A filmagem começou com Lita Grey como protagonista.Mas, por estar grávida, foi substituída por Georgia Hale que assumiu o papel em dezembro de 1924.
Início da filmagem:   Dezembro de 1923
Término da filmagem: 21 de maio de 1925
Lançamento: 26 de junho de 1925 - Grauman´s Egyptian Theatre, Hollywood
Metragem: 2607 metros


3) THE CIRCUS ( O CIRCO)

Stills: The Circus

Sinopse: O dono de um circo diz a sua enteada que ela ficará sem comer, por ter cometido um erro durante seu número como equlibrista sobre cavalo. Ele também diz aos palhaços que eles  estão despedidos por não terem arrancado gargalhadas do público. Carlitos,o vagabundo,ronda por um parquede diversões ali perto.Um ladrão esconde uma carteira no seu bolso, mas quando tenta recuperá-la é pego pela polícia que devolve a carteira a Carlitos.Sem entender o que está acontecendo, ele fica com a carteira. O homem que foi roubado vê o vagabundo com sua carteira e chama a polícia.Eles perseguem  o vagabundo quando ele entra numa sala de espelhos. O ladrão ainda tenta recuperar a carteira seguindo o vagabundo quando ele sai dali para se esconder junto aos bonecos mecânicos de uma das atrações. Carlitos, fingindo ser um dos bonecos,  aproveita a oportunidade para bater repetidamente na cabeça do ladrão. Ao perceber que ele não é um boneco, a polícia passa a persegui-lo até que ele acaba entrando no picadeiro do circo, no momento em que está acontecendo um número de mágica. A perseguição continua e o público acha que Carlitos é muito engraçado. Ele consegue, finalmente,escapar e adormece em um carrinho nos fundos do circo.
    O dono do circo o encontra e lhe oferece um emprego. No dia seguinte ele compartilha seu café da manhã com a moça que foi proibida de comer.
   Enquanto isso os ajudantes do circo  se recusam a trabalhar e o vagabundo fica encarregado de levar os objetos para  a arena. Atrapalha a atuação dos mágicos novamente, arrancando gargalhadas do público.
      Como parte das suas funções, ele tem que cuidar dos animais e ao tentar soprar, por um tubo, uma pílula na garganta de um cavalo,acaba ele próprio engolindo-a. Mais tarde, a moça lhe diz que ele é a estrela do show, com suas cenas cômicas. Mas seu padrasto ouve o que ela diz e bate nela. O vagabundo lhe diz que  vai sair do circo, se ele não parar de bater na moça e ainda lhe pede aumento de salário. O homem,relutantemente, concorda.
Um novo artista chega ao circo:  Rex, um equilibrista bonito, chama a atenção da moça. Charlie a escuta dizendo a cartomante cigana que ela está apaixonada por Rex. Depois desta revelação, o vagabundo já não consegue fazer o público gargalhar como antes.

      Depois de observar Rex na corda bamba, ele decide ensaiar o mesmo número.
     Uma noite Rex não aparece no circo e o vagabundo é colocado para substituí-lo . Ele paga  cinco dólares  a um empregado para deixá-lo usar um cinto de segurança. Entra em cena e começa a andar na corda. No meio do espetáculo o cinto de segurança se desprende dele e, percebendo isto, fica apavorado. Para piorar a situação, três macaquinhos invadem o picadeiro e sobem para a corda, agarrando-se ao vagabundo, agora totalemente desequilibrado. O público e todos do circo ficam atônitos, especialmente porque não há uma rede de proteção embaixo da corda .
    Depois disto, ele vê o dono do circo batendo novamente na moça. Ele bate no agente e é demitido.Carlitos diz a Rex que não pode fazer nada para ajudar a moça. Rex e ela se casam tendo o vagabundo como sua única testemunha. Eles retornam ao circo após o casamento e Rex diz  ao dono que ele só vai voltar a atuar  se Carlitos puder ficar no circo. O dono concorda  e dá ao vagabundo o último vagão da caravana do circo, quando eles partem da cidade.O vagabundo olha melancolicamente os recém-casados e decide que três é uma multidão. E fica para trás.Depois de um tempo ele encolhe os ombros e sai andando em direção oposta aos vagões do circo.

Elenco:
-Charles Chaplin (Vagabundo)
-Merna Kennedy (Moça equilibrista em cavalo)
-Allan Garcia (Dono do circo)
-Harry Crocker (Rex)
-Henry Bergman (Palhaço velho)
-Stanley Sanford (Chefe dos ajudantes)
-George Davis (Mágico)
-Betty Morrissey (Mulher que desaparece)
-John Rand (Ajudante de picadeiro/Palhaço)
-Armand Triller (Palhaço)
-Steve Murphy (Lacrão)
-Bill Knight (Policial)
-Jack Pierce (Homem que sustenta as cordas)
-H. L. Kyle (?)
-Eugene Barry  (?)
-L. J. O'Connor (?)
-Hugh Saxon  (?)
-Jack Bernard (?)
-Max Tyron  (?)
-A. Bachman  (?)
-William Blystone  (?)
-Numi (Leão)
-Bobby (Macaco)
-Josephine (Macaco)
-Jimmy (Macaco)
Início da filmagem: 2 de novembro de 1925
(Filmagem interrompida de 5 de dezembro de 1926 a 3 de setembro de 1927)
Término da filmagem:19 de novembro de 1927
Lançamento: 6 de janeiro de 1928, no Strand theatre, Nova York
Metragem: 1981 metros


4) CITY LIGHTS ( LUZES DA CIDADE)

Stills: City Lights
Sinopse:  Durante uma cerimônia pública,no momento em que os dignatários da cidade retiram o pano que cobre uma uma clássica estátua, Carlitos é surpreendido dormindo no colo dela. Levado a descer dali, fica com a calça presa na ponta da espada que o monumento   segura. Ele foge em meio ao caos e vagueia pelas ruas.Fugindo da polícia, entra pela porta de uma limosine e sai pela outra, descendo em frente a uma moça cega que vende flores.Atenta aos sons à sua volta, ela imagina que ele é um homem rico,saindo de seu próprio carro.Assim, pede-lhe que compre uma flor.Ele compra e, no momento em que a deixa cair, percebe que a florista não pode ver.Ele lhe paga, mas antes que ela lhe dê o troco, a limusine parte e ela imagina que ele se foi, deixando-a com o dinheiro.
   O vagabundo se senta ao lado dela e fica observando-a em silêncio.Mais tarde, em busca de um lugar onde possa dormir, se dirige para o cais onde vê um homem bem vestido, completamente bêbado, com uma corda presa a uma pedra, em volta do pescoço, preparando-se para se jogar na água.Carlitos tenta salvá-lo  e, acidentalmente, passa a corda em volta de seu próprio pescoço e cai na água. O bêbado, querendo ajudá-lo, acaba caindo ali também. Quando eles, finalmente, conseguem sair dali, o homem fica sóbrio e agradece Carlitos por salvar sua vida, levando-o  para sua mansão onde o mordomo lhe comunica que sua esposa acaba de deixá-lo.O homem começa a beber descontroladamente e tenta se matar com um revólver. Carlitos o impede de atirar e ambos vão para uma boate, onde causam inúmeros problemas .
     Na manhã seguinte, o homem  dá a Carlitos o seu Rolls Royce,ao vê-lo admirando o carro.Quando o mordomo tenta impedir o vagabundo de entrar na mansão, o homem o repreende. A florista passa por Carlitos e ele compra todas as sua flores, levando-a, em seguida, para casa, no Rolls Royce. Ela o convida para entrar lá, quando ele desejar.De volta à mansão, Carlitos encontra a porta trancada. O dono, novamente sóbrio, não o reconhece ao sair de casa, passando por ele e entrando em sua limosine. Em sua casa, a florista fala com a avó  sobre o cavalheiro que lhe trouxe sorte e confessa que está apaixonada por ele.
  Carlitos,ainda vestindo as boas roupas que lhe foram emprestadas, caminha pelas ruas é andando pelas ruas quando o homem rico, novamente embriagado,reconhecendo  seu amigo corre para ele. Mais uma vez, os dois vão a uma festa onde aprontam mil confusões antes de voltarem à mansão. No dia seguinte o homem rico, sóbrio, esquece quem é Carlitos e o expulsa de casa, agora vestido em seu velho traje. O homem rico parte em viagem para a Europa.Carlitos vai ao encontro da florista, no lugar onde ela costuma vender flores, mas ela não está lá. Indo até sua casa,fica sabendo que ela está doente. Ele aceita um emprego como gari para ajudar a pagar um médico para ela.Ele compra mantimentos e leva pra ela e  lhe fala sobre  um famoso  médico que atende pessoas pobres, sem nada cobrar e que pode curar sua cegueira. Ele se senta perto dela enquanto ela enrola um novelo de lã e fica sem jeito para lhe dizer que  ela pegou um fio de sua roupa de lã que começa a se desfazer.
    Ele encontra uma carta, endereçada à moça,com ameaça de despejo caso não pague o aluguel da casa e sai em busca de meio de pagar a dívida.Ele perde o emprego como gari, mas é chamado para ganhar dinheiro fácil , participando de uma luta de boxe. Ele combina dividir o dinheiro com um falso lutador que o  deixe vencer, mas antes que entre no ring, substituem o falso por um verdadeiro boxer e ele tem que lutar de verdade. Ele evita ser nocauteado por um tempo e ainda vê a corda do sino de interrupções de luta,  presa ao seu pescoço, o que causa uma cena patética. Finalmente é  vencido por seu oponente e acaba perambulando pelas ruas novamente. Então encontra seu velho amigo, o  homem rico, que voltou de sua viagem e, estando totalmente bêbado, lhe promete dar o dinheiro para ajudar a florista. Mas ladrões estão escondidas em sua casa e pegam o dinheiro, atacando o homem e deixando-o inconsciente.
         Quando Carlitos tenta recuperar o dinheiro, é acusado de roubo pelo mordomo. O homem rico recobra os sentidos e, novamente, não se lembra de Carlitos nem do dinheiro que lhe foi dado. Desesperado para ajudar a garota, o vagabundo pega o dinheiro e corre para a casa dela dizendo-lhe  que terá que se ausentar por um tempo. Ao sair dali, ele é preso.
      Meses depois, a moça, agora dona de uma floricultura´, está com sua visão restaurada. O vagabundo, fora da prisão e carente, vai ver se ela está morando na sua antiga casa e não a encontra mais ali. Um jovem cavalheiro entra na loja de flores e ela fica decepcionada ao constatar que aquele não é seu benfeitor. Carlitos passa pela loja de onde uma flor é atirada.O entregador de jornais debocha dele ao vê-lo recolher a flor do chão, mas a florista, sorrindo, lhe entrega uma uma flor. Ao tocar a mão dele, ela descobre quem é ele.Os dois sorriem um para o outro.
   
Elenco:


-Charles Chaplin (O Vagabundo)
-Virginia Cherrill (A garota cega)
-Florence Lee ( Avó da moça))
-Harry Myers (Milionário)
-Hank Mann (Boxer)
-Eddie Baker (Juiz)
-Tom Dempsey (Boxer)
-Eddie McAuliffe (Boxer que sai apressado)
-Tom Dempsey (Boxer)
-Willie Keeler (Boxer)
-Victor Alexander (Boxer nocauteado)
-Tony Stabeman ( Boxer vitorioso, depois nocauteado)
-Emmett Wagner (Second)
-Joe Herrick, A. B. Lane, Cy Slocum, Ad Herman, Jack Alexander (Figurantes na cena de luta)
-T. S. Alexander (Doutor)
-Allan Garcia ( Mordomo)
-Henry Bergman (Prefeito/Zelador )
-Albert Austin (Gari/Ladrão)
-Joe Van Meter (Ladrão)
-John Rand (Tramp)
-Spike Robinson ( Homem que atira o cigarro)
-Tiny Ward (Homem no elevador em frente à loja de arte)
-Mrs Hyams (Assistente da floricultura)
-James Donnelly (Gerente)
-Harry Ayers (Policial)
-Stanhope Wheatcroft (Homem no Café)
-Jean Harlow (Figurante na cena do restaurante)
-Mrs Pope [ Mãe de Jean Harlow] (Figurante na cena do restaurante)
-Florence Wicks (Mulher que senta no cigarro)
-Mark Strong (Homem no restaurante)
-Mrs Garcia (Mulher na mesa esquerda do restaurante)
-Peter Diego (Homem de casaca e chapéu)
-Berry Blair (Mulher na mesa de centro do restaurante)
-Robert Parrish (Jornaleiro)
-Austin(?) (Jornaleiro)
-Margaret Oliver, Charlie Hammond, Milton Gowman (Figurantes  na rua)
 Em sequência curta: 
-Harry Crocker (Window Dresser)
-Charles Lederer (Express Boy)
-Edith Wilson (Younger Lady Looking in Window)
-Blanche Payson (Older Lady Looking in Window)

Início da filmagem: 31 de dezembro de 1927
Término da filmagem: 22 de janeiro de 1931
Lançamento nos Estados Unidos:30 de janeiro de 1931, Los Angeles Theatre
Lançamento na Inglaterra: 27 de fevereiro de 1931, Dominion Theatre, Londres
Metragem: 2713 metros


5) MODERN TIMES ( TEMPOS MODERNOS)

Stills: Modern Times
Sinopse: Um de rebanho de ovelhas passa por um portão em  justaposição a uma multidão de homens que saem do metrô e entram numa grande  e moderna fábrica. Carlitos está trabalhando em uma linha de produção, fazendo um trabalho repetitivo, ajustando duas roscas ao mesmo tempo. Em seu escritório, o Presidente da empresa mnta quebra-cabeças e lê os jornais enquanto observa o trabalho da fábrica através de monitores de TV. Carlitos tem que se esforçar na sua função,trabalhando duas vezes mais rápido para acompanhar o ritmo das máquinas.
     Ele sai dali para fumar um cigarro, mas é visto na tela dos monitores. O Presidente decide acelerar a produção, alimentando os homens através de uma máquina, enquanto fazem sua refeição. Carlitos não consegue controlar seus movimentos repetitivos e,caminhando ritmadamente,sai derramando a sopa dos colegas. Ele é escolhido para uma demonstração em uma máquina que o alimenta com sopa e uma espiga de milho e, em seguida,ainda limpa a sua boca.
    Quando sai daquela engrenagem, ele parece enlouquecido. Dança pela fábrica, apertando todas as roscas que encontra pela frente. Acaba sendo pego pelas engrenagens de uma máquina gigante, onde fica girando entre imensas rodas dentadas   até que a máquina tem o movimento invertido e ele é lançado fora. Sai da fábrica e, dançando pelas ruas, com sua chave de rosca, vai apertando qualquer coisa que se pareça com uma, incluindo os botões do vestido de uma senhora. De volta à a fábrica, causa mais confusões , usando uma lata de óleo e lançando o produto em tudo e todos. Então, é levado para um hospital.
      Recuperado mas desempregado, Carlitos vagueia pelas ruas.Encontra uma bandeira vermelha de sinalização, que caiu de um caminhão,pegando-a no exato momento em que uma grande marcha comunista dobra a esquina da rua. Sem noção do que está acontecendo, ele segue a marcha, com sua bandeira.
       Considerado um líder, ele é preso e levado para a cadeia. No lado do cais uma menina pobre, rouba  bananas para si mesma e para outras crianças. Na cabana onde mora, ela compartilha o alimento com suas irmãs e seu pai. Carlitos está na cadeia, junto com um  homem enorme. Equivocadamente,  inala cocaína escondida em um saleiro, o que faz com que fique aturdido, mas com energia suficiente para resgatar o oficial tomado como refém, durante uma tentativa de fuga na cadeia. Fora dali o pai da menina é morto em uma briga de rua entre desempregados e suas irmãs são levadas para o orfanato. A menina consegue escapar.
   Carlitos recebe seu perdão , mas se recusa a deixar sua cela, sendo expulso de lá e indo para a rua. Com uma carta de recomendação,ele consegue emprego num estaleiro, mas logo o perde quando o chefe lhe pede para pegar um calço e ele retira o que sustenta um navio semi construído e este acaba deslizando sobre a rampa da rampa de lançamento. Carlitos sai dali discretamente. A menina pobre  roubou um pedaço de pão e está sendo perseguida. Ela corre e encontra Carlitos que assume o roubo. A menina fica encantada com a sua bondade , mas Carlitos deseja apenas voltar para sua cela confortável. Uma testemunha aparece  e o inocenta. Então, num restaurante, eles comem uma boa refeição pela qual ele  não pode pagar e , assim, ele e a menina a são levados à prisão.No carro da polícia ,ela lhe relata sua  triste história e quando o carro faz uma curva, a porta se abre e os dois se livram.
    Decidem morar numa casa e Carlitos arranja emprego de vigia noturno numa grande loja. À note, depois que a loja se fecha, ele leva a menina para lá, comem na cafeteria e ela se deita numa grande cama, enquanto ele vai à seção de brinquedos, pega um par de patins e começa a circular pela loja, patinando.Assaltantes invadem em loja, Charlie faz suas rondas. Quando um deles atira num barril de vinho, a bebida vai direto ao rosto de Cralitos que fica bêbado. A menina continua dormindo.Big Bill, antigo companheiro de cela de Carlitos, é um dos integrantes da das gangue e cumprimenta Varlitos como um velho amigo. Ele está desempregado e desesperado. Eles se sentam para relembrar o passado e bebem juntos. Pela manhã, a menina escapa de ser presa, saindo da loja,antes que o vigia da manhã chegue.Quando Carlitos é encontrado dormindo, é levado para a prisão.
Dez dias depois, a menina está esperando, na porta da cadeia e leva-lo para a casa que ela encontrou para eles. É um barraco muito frágil, mas eles fazem o melhor possível para torná-la uma casa ideal. Lendo no jornal que as fábricas vão reabrir, Carlitos vai buscar emprego.

        Ele é o último operário a ser  admiidto e o encarregam de operar uma  enorme prensa. Ele esmaga vários objetos e acaba prendendo um colega embaixo eles. Soa o  apito para o almoço e Carlitos, amavelmente, serve comida ao colega antes de retirá-lo debaixo dos entulhos. Eles esccutam que a uma greve está sendo cogitada. Lá fora há uma grande agitação e Carlitos, descuidadamente, pisando numa prancha, lança um tijolo em um policial, sendo novamente preso.
   Na sua ausência, a menina consegue emprego como dançarina num café, onde procura uma vaga de garçom cantor para Carlitos assumir depois que sair da prisão.  Uma vez empregado, ele provoca o caos habitual na sala de jantar, prendendo um pato num candelabro, no momento em que ergue a bandeja no alto, evitando esbarrar nas pessoas. Na cozinha, perfura um queijo, fazendo buracos para torná-lo autenticamente suíço.
    Na hora  de cantar ele percebe que está em apuros.Não consegue se lembrar da letra da canção e, embora a menina escreva as palavras em seus punhos, estes se desprendem no momento em que ele está no centro do salão, preparando-se para cantar. Ele é obrigado a inventar as palavras numa  música estrangeira e começa a agradar os ouvintes quando, no auge de seu sucesso, as autoridades chegam para levar  a menina. Eles fogem correndo dal ie, na estrada, a menina se sente  em desespero. carlitos pede a ela que se anime e sorria. ela sorri, os dois se dão as mãos e saem caminhando calmante.

Elenco:
-Charles Chaplin (Trabalhador)
-Paulette Goddard (Menina)
-Henry Bergman (Dono do café)
-Stanley J. Sanford (Big Bill/ Trabalhador)
-Chester Conklin (Mecânico)
-Hank Mann (Ladrão)
-Louis Natheaux (Ladrão)
-Stanley Blystone (Xerife)
-Allan Garcia (Dono da fábrica)
-Sam Stein (Capataz)
-Juana Sutton (Mulher com botões)
-Jack Low (Trabalhador)
-Walter James (Trabalhador)
-Dick Alexander (Presidiário)
-Dr Cecil Reynolds (Capelão da prisão)
-Myra McKinney (Mulher do capelão)
-Lloyd Ingraham (Chefe da prisão)
-Heinie Conklin (Trabalhador)
-John Rand (Presidiário)
-Murdoch McQuarrie
-Wilfred Lucas
-Edward le Saint
-Fred Maltesta
-Ted Oliver
-Edward Kimball

Início da Fimagem: Setembro de 1933
Término da filmagem: 12 de janeiro de 1936
Lançamento: 5 de fevereiro de 1936, Rivoli Theatre, Nova York
                       11 de fevereiro de 1936, Tivoli Theatre, Londres
Metragem: 2476 metros


6) THE GREAT DICTATOR  (O GRANDE DITADOR )

Stills: The Great Dictator
Sinopse: Durante a Grande Guerra, um jovem barbeiro judeu (Carlitos)  luta por seu país,Tomânia. Um dia, resgata um oficial de vôo que estava ferido, mas  perde a memória quando o avião em que eles estão sofre um acidente, caindo. O babrbeiro é enviado para um hospital onde permanece por 20 anos, se saber das mudanças que estão ocorrendo no mundo. Assim,Tomania foi tomado por um ditador insano, Hynkel Adenóide (também interpretado por Chaplin) que, com a ajuda de seus dois Ministros, Hynkel e Arenque, persegue as pessoas e, em especial, os judeus.
O barbeiro retorna do hospital e vai para a sua barbearia no gueto, esperando encontrar tudo como deixou antes, sem noção de que esteve fora por longos anos.
     Quando tropas de Hynkels quebram os vidros de sua loja, ele fica  atordoado e confuso. Ela faz amizade em Hannah, uma bela garota órfã, que também vive no gueto e é assediada pelas tropas invasoras. Ela o ajuda quando ele é forçado a escrever a palavra JUDEU, que ele havia apagado antes, na janela da barbearia. Ela atinge os soldados da tropa, na cabeça, com uma frigideira, mas o barbeiro é capturado. Quando estava para ser  amarrado, Schultz, agora um dos oficiais de Hynkel,o reconhece como o pequeno soldado que salvou sua vida, anos atrás.
       Por um tempo ele vive em paz, protegido por Schultz. Enquanto isso, Hynkel, em seu palácio, é informado sobre a agitação em Tomânia, por causa da fome e da adulteração de alimentos, nos quais usam serragem (da melhor madeira) e aconselha o ditador a invadir Osterlich ,como uma distração, antes que seu rival, Napaloni, ditador de Bactéria, faça isso.
       Hynkel precisa de um empréstimo de um credor judeu e cessa temporariamente sua perseguição aos judeus, enquanto a transação é negociada. No gueto,  onde reina a paz,  o barbeiro  pratica em Hannah, o corte de cabelos das mulheres (os homens estão  em campos de concentração)  e, assim, melhora a sua aparência de  tal forma que até as tropas  param para ajudá-la na rua, quando ela deixa cair algumas batatas.
     Hynkel ouve que  trabalhadores estão em greve ordena a execução de todos, mas, após refletir,  troca a sentença de morte por trabalhos forçados. Garbitsch revela a Hynkel que todos os líderes dos grevistas têm cabelos castanhos. Ele sonha com um mundo loiro de olhos azuis, com ele próprio sendo o único moreno e dança ao redor do escritório, brincando com um globo terrestre  inflável. O credor judeu recusa o empréstimo e Hynkel impõe sua regra anti-semita. Quando Schultz questiona o julgamento da invasão da Tomânia, o ditador o condena  a um campo de concentração. Schultz consegue escapar para o gueto, onde incita uma rebelião contra a ditadura.Os habitantes do gueto tentam criar uma trama de assassinato, mas antes deles colocarem o plano em ação, Schultz e o barbeiro são capturados e enviados ao campo de prisioneiros.
      Tendo em mente seu projeto de invadir Tomânia, Hynkel convida Napaloni, ditador de Bactéria, ao seu palácio. Inicialmente tentam relegar a invasão um ao outro  e depoi sde  alguns mal-entendidos, Hynkel recruta Napoloni como um aliado, enquanto secretamente planeja a invasão, de qualquer maneira. Esta é concluída com êxito e Hannah, que fugiu com seus amigos para Osterlich, novamente encontra-se sob o domínio do cruel regime de Hynkel.
     Enquanto o grande ditador está comemorando a sua mais recente conquista, caçando patos no campo, Schultz e o barbeiro fugiram do campo de concentração em uniformes roubados dos soldados. Numa perseguição, Hynkel acaba preso por seus próprios soldados que pensam que ele é o barbeiro e Schultz vê que o barbeiro é confundido com o ditador. Percebendo a importância de sua nova posição,o barbeiro segue com a farsa e, em um discurso perante a multidão amontoada em Tomânia, denuncia tudo que Hynkel representa e faz um vibrante apelo para a democracia.
Elenco:
-Charles Chaplin (Adenoid Hynkel/Barbeiro)
-Paulette Goddard (Hannah)
-Jack Oakie (Benzino Napaloni)
-Henry Daniell (Garbitsch)
-Reginald Gardiner (Schultz)
-Billy Gilbert (Herring)
-Maurice Moskovich (Sr Jaeckel)
-Emma Dunn (Sra Jaeckel0
-Bernard Gorcey (Sr Mann)
-Paul Weigel (Sr Agar)
-Grace Hayle (Madame Napaloni)
-Carter De Haven Embaixador)
-Chester Conklin (Freguês da barbearia)
-Hank Mann (Oficial da tropa)
-Eddie Gribbon (Oficial da tropa)
-Richard Alexander (Oficial da tropa)
-Leo White (Barbeiro de Hynkel)
-Lucien Prival
-Pat Flaherty
-Harry Semels
-Esther Michaelson
-Florence Wright
-Robert 0. David
-Eddie Dunn
-Peter Lynn Hayes
-Nita Pike
-Jack Perrin
-Max Davidson
-Nellie V. Nichols

Início da filmagem: 1º de janeiro de 1939
Término da filmagem: 2 de outubro de 1940




Lançamento: 15 de outubro de 1940, no Capitol Theatre e astor Theatre, em Nova York
                      16 de dezembro de 1940, no Prince of Wales, Gaumont, Haymarket, Marble Arch e  Pavilion Theatres, em Londres



Metragem:  3544 metros







7) MONSIEUR VERDOUX ( BARBA AZUL)




 



Stills: Monsieur Verdoux
Sinopse: Funcionário de um banco que faliu durante a depressão, Verdoux se dedica ao "negócio" de se casar com  viúvas que herdaram dinheiro de seus maridos e, depois, matá-las.A história começa com uma rica família de comerciantes de vinho,a qual pertence uma moça - Thelma - que se casou com um estranho, chamado Varnay.Como ela desapareceu, a família decidiu chamar a polícia e descobrem, no álbum de registros policiais, a fotografia de Verdoux Varnay. Enquanto isto, este aparece cortando rosas num jardim no campo. Um incinerador está funcionando ao fundo. Chega um carteiro com uma carta do banco para a Sra Varnays.Verdoux finge  que entregou a correspondência a ela, falsificando sua assinatura no recibo. A carta é para fechar a conta dela. Mais tarde, Verdoux conta o dinheiro com a agilidade desenvolvida ao longo de seu trabalho no banco. Ele chama uma firma de corretores e investe o dinheiro em ações. A família de Thelma vai à polícia, onde é recebida pelo Inspetor Morrow. Ele está no rastro de um assassino de 12 mulheres ricas, que morreram em circunstâncias semelhantes. Na vila de campo de  Verdoux, a Sra Grosnay, acompanhada de agentes imobiliários, chega para ver a casa.
   Verdoux  descobre que ela é uma viúva rica e tenta seduzi-la. Ela é resistente às suas abordagens, mas ele descobre o endereço para usá-lo no futuro. Quando encontra um amigo em um café e é indagado sobre sua boa situação financeira, admite ter cometido um assassinato.
    Ele recebe um telefonema de seus corretores dizendo que houve uma queda no mercado e que eles devem ter uma grande quantia para cobrir os custos imediatamente. Ele consulta sua agenda de endereços e parte para a casa de sua outra esposa - Lydia. Ela está com raiva por ele ter ficado ausente por três meses. Ele explica que fora viajar  a negócios, tentando livrá-los da ruína financeira em que se encontram e diz que ela deve retirar toda a quantia de seu seguro do banco.Lydia acha aquilo muito suspeito, mas tarde demais. Na parte da manhã Verdoux envia o dinheiro para os corretores e depois sai para seu verdadeiro lar e família. Sua esposa está preocupada com ele. Ele parece estar desesperado e ele espera se aposentar em breve com relativo conforto.Eles jantam com seu amigo  que é químico e parecem, em todos os sentidos, uma família normal.
           Verdoux faz uma visita à sua outra esposa, Annabella, disfarçado em uniforme de capitão naval. Annabella também suspeita quando Verdoux tenta cuidar de seus assuntos financeiros. Antes que ela  perca todo seu dinheiro, Verdoux deve se livrar dela e, assim, ficar com a herança.Suas tentativas de afogá-la e envenená-la  falham.E ele continua a perseguir a Sra Grosnay, enviando-lhe  flores duas vezes por semana.
     Em casa, ele fala ao seu amigo químico sobre a possibilidade de existir algum veneno indetectável.Viajando a Paris, Verdoux coloca sua experiência em ação e pega uma jovem prostituta como sua vítima, mas depois que fala com ela sobre a vida, o amor e seus infortúnios, ele muda de idéia e joga o veneno fora, dando-lhe dinheiro suficiente para se manter por um tempo. Ele visita o florista para ver se a sra Grosnay tem perguntado por ele, sem saber que o detetive Morrow está em seu encalço.Ele prende Verdoux acusando-o de bigamia.Mas, enquanto seguem num trem, Morrow é enganado por Verdoux que usa seu veneno indetectável. Verdoux, escapa e a morte do detetive é atribuída a um ataque cardíaco.
        Verdoux, tendo a confirmação de que o veneno funciona, tenta colocá-lo na comida de Annabella, mas é constantemente frustrado por percalços. Ele tenta afogá-la, mas não tem sucesso novamente.Frustrado, ele se esforça para conseguir o interesse da Sra Grosnay e finalmente consegue quando ela aceita se casar com ele, mas Annabella comparece ao casamento e ele é forçado a fugir.
      A família da Thelma se encontra com a polícia e a Sra  Grosnay e confirmam que Varney Verdoux é o homem que procuram,mas não têm provas. Os jornais estão cheios de notícias sobre  de ações a queda do mercado acionário e Verdoux tenta desesperadamente vender suas ações, mas é tarde demais.
    Alguns anos mais tarde, Verdoux, velho e desgastado, encontra a jovem prostituta novamente. Ela está vivendo bem, na Europa dos ditadores, e é  amante de um traficante de armas. Ela percebe que ele parece mais maduro e ele explica que, após a perda de sua esposa e filho, após um acidente,  perdeu seu gosto por sua antiga profissão e vai tentar viver a vida sozinho. Quando eles se afastam, Verdoux é reconhecido e ele encontra uma forma de escapar de seus perseguidores  enquanto diz adeus à menina.Finalmente é preso e usa  seu julgamento para comparar suas atividades assassinas  com a dos belicistas alegando que seu pequeno negócio nunca poderia competir com aquela "empresa" tão grande.
     Na cela, condenado,  oferecem a um otimista Verdoux um pouco de rum que ele aceita lamentando não ter provado daquilo antes. Finalmente é levado para a guilhotina.

8)LIMELIGHT (LUZES DA RIBALTA)

Stills: Limelight

Sinopse: Calvero, um comediante que interpretava um vagabundo, estrela do Music Hall está  agora em decadência e volta para casa em seu habitual estado de embriaguez.Três  crianças o observam enquanto  ele tenta inserir a chave na fechadura da porta.
      Ele se  torna sóbrio de repente, ao sentir cheiro de gás e descobre que sua vizinha, uma jovem bailarina chamada Thereza Ambrose - Terry- tentou o suicídio. Ele derrruba a porta do apartamento dela e chama um médico.  Levando-a para seu próprio quarto para cuidar dela,causa aborrecimento à senhoria que havia despejado Terry de seu quarto. Acaba descobrindo que uma condição psicossomática  convenceu Terry de que ela não mais dançaria, nem mesmo andaria. Calvero sonha com suas últimas grandes atuações grandes atuações, mas quando vê que está representando para uma sala vazia, ele acorda deprimido. Num outro sonho,Terry  aparece como sua parceira. Posteriormente, em conversa,eles discutem sobre  como ele tinha sido dado como morto quando seu trabalho se findou  e como ele aprendera a lutar contra aquilo.Falou que idade e comédia não se misturam e como ela deve aprender a superar certas situações também.
       Ela lhe diz que descobriu que sua irmã está trabalhando nas ruas para pagar suas aulas de dança e que ela havia sido foi demitida de seu emprego, em uma loja de música, por ajudar a um jovem músico pobre. A vergonha parece estar  ligada à sua incapacidade de mover as pernas. Calvero decide ajudá-la a voltar a dançar novamente e ambos praticam os passos. Ajudando-a a restaurar sua confiança, Calvero começa a transformar-se também, deixando de beber. Mas suas próprias tentativas de revitalizar sua carreira parecem impossíveis. Ele sobe ao palco, mas o público sai, decepcionado com seu desempenho.Desta vez Terry o conforta e, esquecendo-se de si mesma,, anda perfeitamente. Eles caminham pelo cais e ela diz a ele para não se preocupar, pois ela pode ganhar dinheiro dançando.
          A carreira de Terry floresce e ela se torna uma estrela do balé do Music Hall Calvero se juntou a uns artistas de rua e voltou a beber.Terry consegue um trabalho para ele,como palhaço, numa companhia de balé onde ela agora faz testes.Eles encontram o jovem músico, Sr. Neville, a quem ela tinha ajudado antes. Ela consegue a vaga de bailarina e Calvero, ao assisti-la dançando, chora. Terry declara seu amor por ele e pergunta se ele se casaria com ela. Mas ele está consciente de que sua paixão por ele é temporária e tenta fazer com que ela se interesse pelo jovem músico.
   Ele sai da vida de Terry e volta à vida de artista de rua.  Neville vai para a guerra  e Terry está em turnê na Europa. Anos depois, Calvero encontra Neville num bar e fica sabendo que ele tem visto Terry. Ele lhe pede que não conte a ela sobre a péssima situação em que se encontra. Um amigo de Neville,  reconhece Calvero dos velhos tempos. Eles conversam e Calvero diz que ele tem ensaiado um ato musical com um novo parceiro. O homem  organiza um show beneficente no teatro, enchendo a platéia com um público solidário, mas é desnecessário. Calvero retoma o seu antigo sucesso com o público. No ato final do musical com o novo parceiro (Keaton), eles fazem um verdadeiro espetáculo e o público pede bis, mas Calvero caiu fora do palco, com dores no peito. Ele é conduzido para o palco onde caindo sobre o  bumbo, ele ainda consegue dizer, em tom de brincadeira, que gostaria de continuar, mas que está preso ali.Um médico é chamado e é claro que ele está morrendo. Ele finge, dizendo a Terry que  está apenas cansado e ela vai  dançar. Ele pede para ser levado para o lado do palco para poder vê-la dançando com seus amigos. Então ele morre e ela continua a dançar.
Elenco: 
-Charles Chaplin (Calvero)
-Claire Bloom (Terry)
-Buster Keaton (Partner)
-Sydney Chaplin (Neville)
-Norman Lloyd (Bodalink)
-Marjorie Bennett (Sra Alsop)
-Wheeler Dryden (Médico/Palhaço)
-Nigel Bruce (Sr Postant)
-Barry Bernard (John Redfern)
-Leonard Mudie (Médico)
-Snub Pollard (Músico)
-Loyal Underwood (Músico)
-Julian Ludwig (Músico)
--Andrfe Eglevsky (Arlequim)
-Melissa Hayden (Colombina)
-Charles Chaplin Jr (Policial na pantomima)
-Geraldine Chaplin (Menina na rua)
-Michael Chaplin (Menino na rua)
-Josephine Chaplin (Menina na rua)
-Jack Deery (Emissário no camarote)
-Major Sam Harris (Senhor antiquado no camarote)
-Dorothy Ford (Senhora no camarote)
-Charley Hall (Vendedor de jornal)
-Elizabeth Root, Millicent Patrick, Judy Landon, Sherry Moreland Valerie Vernon, Eric   Wilson, Cyril Delevanti, Frank Hagrey (Figurantes no camarote)
-Oona O'Neill Chaplin (Dublê de Terry)
-Stapleton Kent (Claudius)
-Mollie Glessing (Empregada)

Início da filmagem: 12 de novembro de 1951

Término da filmagem: 25 de janeiro de 1952
Lançamento: 16 de outubro de 1952, Odeon Theatre, em Londres 
                        23 de outubro de 1952, Astor Theatre e Trans Lux Theatre, em Nova York
Metragem: 3851 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário