quarta-feira, 18 de abril de 2012

Biografia - Parte I

A história da vida de Charles Chaplin contém algumas controvérsias, encontradas em duas de suas autobiografias. Em Charles Chaplin´s Own Story , publicado em 1916 pela Bobbs Merrill Company, de Indianápolis, Estados Unidos, Charles revela, nas páginas 13 e 14, que " eu não sei o verdadeiro nome de minha mãe. Ela veio de uma respeitável família de Londres e, quando tinha 16 anos, fugiu e se casou com meu pai, um ator do music-hall". Mais adiante ele declara:" Meu irmão Sydney tinha quatro anos quando eu nasci numa pequena cidade da França... assim que minha mãe pode viajar,nós voltamos para Londres"...





     As informações contidas neste blog foram extraídas, em sua maioria, do livro autobiográfico -Minha Vida-cujo título original é My Autobiography- Charles Chaplin, publicado em 1964 e dedicado à Oona Chaplin, a última esposa de Charles.


              Assim, o que se considera como verdade e está na maioria dos inúmeras referências à sua vida é que Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889,às 8 horas da noite, na East Street, em Walworth, Londres, embora não haja qualquer certidão de nascimento que comprove isto.

A família Chaplin

    Seus pais eram cantores profissionais e, naquela ocasião, a família vivia com relativo conforto numa casa com cômodos bem mobiliados.
     Quando seu casaram - Charles Chaplin Senior e Hannah Harriet Pedlinghan Hill- em junho de 1885, ela já tinha um filho de 3 meses de idade, Sydney,supostamente fruto de seu relacionamento com um editor de sobrenome Hawkes.

                                                     Hannah e Charles Chaplin Senior


    Depois que o marido embarcou para os Estados Unidos, junto com a companhia de teatro onde atuava, Hannah iniciou um caso com um outro artista do Music Hall, Leo Dryden. Os pequenos Charles e Sydney ganhariam um novo meio-irmão, Wheeler Dryde que ficou sob a guarda do pai, só se juntando à mãe e aos irmãos muitos anos depois.(Mais tarde, Wheeler trabalharia nos estúdios de Chaplin como assistente e ator).
  Charles tinha vaga noção da existência de um pai em sua vida e poucas recordações do tempo em que viveram sob o mesmo teto. Quando ainda era muito pequeno, seus pais se separaram.Hannah alegava que a causa da separação havia sido o alcoolismo a que o marido se entregara. Ela - que na época era uma estrela de teatro e usava o nome artístico de Lily Harley- ganhava o suficiente para sustentar a família e não exigiu pensão ao marido.

                                                         Queen´s Head



   O pequeno Charles ansiava estar com seu pai.Frequentemente, ficava circulando na calçada do bar (foto acima) onde ele era frequentador assíduo, na esperança de, pelo menos, dar uma olhada no homem de quem ele sentia tanta falta e desejava ter ao seu lado.

Charles no palco

    A primeira vez em que Charles Chaplin subiu num palco, foi aos 5 anos de idade. Sua mãe costumava levá-lo ao teatro onde atuava e ele ficava nos bastidores. Numa de suas apresentações, a voz de Hannah, que já vinha lhe causando problemas em virtude de seguidas laringites, falhou. O público começou a rir e a cantar em falsete, fazendo com que a atriz abandonasse o palco correndo. Acostumado a cantar para os amigos de Hannah, Charles foi levado ao palco para substituir sua mãe. Ele não sabia exatamente o que deveria fazer ali, diante das luzes dos refletores e da platéia. Então, acompanhado de uma orquestra, ele se pôs a cantar. De repente, uma chuva de moedas começou a cair no palco, fazendo com que o menino interrompesse a canção para apanhá-las. O público começou a gargalhar. Imediatamente, o empresário de Hannah entrou em cena , abriu um lenço e ajudou o menino a pegar as moedas. Charles imaginou que ele ficaria com elas e demonstrou sua desconfiança em seu rosto, o que provocou mais gargalhadas da platéia.
Foi a sua primeira aparição em cena. E a última de Hannah.



As primeiras separações

    Hannah jamais recuperaria sua voz e, embora houvesse economizado algum dinheiro para o sustento da família, este não demorou muito a se acabar. Para que não faltasse o essencial em casa, ela empenhou suas jóias e alguns pequenos objetos. Mudou-se com os meninos para um apartamento menor e, em seguida, para um pequeno cômodo num bairro pobre.Relutante, decidiu, finalmente, pedir pensão ao ex-marido que protestou junto, ao tribubal, contra a injustiça de ser obrigado a apoiar financeiramente Sydney, um filho que, biologicamente, não era seu.
  Algumas vezes Hannah trabalhava como enfermeira, o que não lhe rendia muito dinheiro. Por outro lado, o ex-marido, entregue à bebida, não recebia contratos de trabalho e, assim, o dinheiro da pensão que enviava a família, uma quantia mínima, se tornou raro. Hannah decidiu alugar uma máquina de costura e passou a fazer alguns trabalhos para os membros da igreja que costumava frequentar. Contudo, por causa de suas crises de enxaqueca, teve que parar de costurar. As prestações do aluguel da máquina, consequentemente, foram se atrasando de tal forma que Hannah teve que devolvê-la. Por fim,a rara e reduzida pensão que Charles Senior enviava, cessou completamente.
   Desesperada, Hannah buscou um advogado que a aconselhou a recorrer a um asilo de pobres em Lamberth para que o pai fosse obrigado a sustentá-los. Ali, as mulheres eram encaminhadas para um setor e as crianças para outro. Esta foi a primeira grande separação entre Hannah e os filhos. Semanas depois, Charles e Sydney foram retirados do asilo e enviados para a Escola de Crianças Órfãs e Indigentes, em Hanwell, onde os dois irmãos seriam, também, separados.Charles, com pouco mais de 6 anos, foi colocado em um alojamento para meninos, enquanto Sydney foi enviado para a ala dos jovens. Nesta escola, Charles aprendeu a escrever o nome que, mais tarde, se tornaria mundialmente conhecido: CHAPLIN

Escola de Hanwell

   Longe da mãe e separado de Sydney, Charles sentia-se imensamente infeliz. As raras vezes em que via o irmão, era quando, após haver comido, deixava o refeitório. Sydney trabalhava na cozinha e, sempre que podia, dava uma fatia de pão com manteiga que Charles escondia debaixo do casaco e dividia com um colega, quando chegava ao dormitório. Esta regalia durou pouco. Sydney havia completado 11 anos e, naquela idade, os meninos do asilo tinham o direito de escolher entre trabalhar no Exército ou na Marinha.   
   Não era obrigatório deixar o asilo, mas Sydney, que sonhava em ser marinheiro, embarcou no navio-escola Exmouth.Charles ficaria sozinho em Hanwell.Tempos depois, Sydney retornou ao asilo e Hannah, que havia alugado um quartinho de fundos, tirou os filhos de lá para estar com eles por algum tempo. Ela não conseguia emprego e Charles Senior enfrentava o fracasso no teatro. Hannah e os filhos viviam mudando constantemente de um quarto para outro, em diferentes casas de cômodos, nos subúrbios sujos e pobres de Londres. E, mais um vez, os meninos seriam enviados a um asilo e, posteriormente, para a Escola Norwood. Foi lá que, algum tempo depois, foram informados de que a mãe havia sido internada em Cane Hill, um asilo para doentes mentais.
    Por decreto judicial, Charles Senior deveria assumir a custódia dos filhos. Charles achou emocionante a perspectiva de morar com o pai.Até então, poucas vezes pode vê-lo. Uma delas,no palco, onde ele representava e outra quando passava por uma casa na Kenningtn Road e ele descia pelo jardim, acompanhado de uma moça. Charles parou e ficou a olhar para o pai. Quando este lhe perguntou seu nome, o menino, fingindo inocência respondeu: Charles Chaplin. O homem, olhou para a mulher, colocou a mão no bolso e deu a ele umas moedas. Charles se sentiu o menino mais feliz do mundo.
    Foi para aquela casa, na Kennington Road 287, que ele e Sydney foram levados, após a decisão judicial. Louise, a mulher que vivia com seu pai e com quem tinha um filho pequeno, os recebeu e os conduziu a um quarto de fundos, onde havia uma pequena cama para acomodá-los.
    Apesar de morarem juntos,Charles não podia desfrutar da companhia do pai. Nas raras vezes em que ele aparecia em casa, estava sempre bêbado.Mas era bondoso com os meninos e Charles se sentia fascinado por ele. Ficava a observá-lo,durante as refeições, vendo seus movimentos quando comia e usava a faca para cortar a carne. " Durante anos eu o imitei", revelou Charles uma vez. Os meninos não se relacionavam bem com Louise. "Aqueles dias foram os mais longos e os mais triste da minha vida", lembrou Charles ao se referir à sua vida na casa do pai. "Um sábado, depois da escola, eu fui para casa e não encontrei ninguém lá. A casa parecia macabra e vazio me assustou. Comecei a sentir fome.Mas não havia comida ali. Não pude suportar aquela solidão e, desolado, saí dali.Quando voltei, já era noite... tudo o que eu queria era ir para a cama. Enquanto subia as escadas escuras, esperando me deitar sem ser notado,Louise, minha madrasta alcoólatra ,cambaleante, me esperava: "Onde diabos você acha que está indo?" disse ela. Esta não é sua casa.Você não vai dormir aqui esta noite.Saia"! Certa vez, Louise recebeu a visita de membros da Sociedade para Prevenção de Crueldade Contra Crianças. Eles foram até lá porque a polícia havia notificado que encontrara Sydney e Charles dormindo na rua, às 3 horas de manhã , junto à uma pequena fogueira.Isto aconteceu numa noite em que Louise os deixara trancados fora de casa. Mesmo indignada, Louise teve que deixar as crianças entrarem.

No palco novamente

    Dias depois, para surpresa de Charles e Sidney, a mãe, liberada do sanatório, foi até a casa de Louise e levou os filhos para morar com ela. Parecia estar com ótima saúde.Charles Senior, excursionava, então, em turnês com o teatro e voltou a enviar-lhes a pensão. Hannah tornou a alugar uma máquina de costura e a receber encomendas de antigas freguesas e, desta forma, pode alugar um quarto barato para ficar junto com os filhos. Começou também a estimular Charles em seu interesse pelo teatro. Durante uma aula, em sua escola,ele se pôs a declamar para um colega.Era um trecho cômico que Hannah encontrara na vitrine de uma loja de jornais. Charles recitava com tanta graça que chamou a atenção do professor. Levado a outras salas, provocou gargalhadas com seu jeito único e divertido de falar.O menino franzino e tímido, se tornou o centro das atenções de seus professores e colegas e começou a sentir maior interesse em ir à escola.
  Mas os estudos seria interrompidos em pouco tempo, quando Charles passou a fazer parte do grupo de sapateadores,Os Oito Rapazes de Lancashire.

Chaplin, um dos Oito

   Seu pai conhecia o diretor do grupo - Sr John William Jackson- e acabou convencendo Hannah a deixar o menino iniciar uma carreira no palco,o que também seria uma ajuda financeira à família.Charles teria casa e comida, já que viveria na companhia da família do Sr Jackson, e Hannah receberia algum dinheiro por semana.Após 6 semanas de ensaio, então com 9 anos, estava capacitado a se juntar ao grupo, mas sentia-se inseguro para dançar em solo como os demais integrantes. Além disso, a dança não o fascinava. Não queria ser apenas um menino num grupo de oito.Ansiava em fazer um número apenas seu! Não apenas porque aquilo lhe renderia mais dinheiro, mas porque sentia que podia fazer algo mais do que dançar. Queria fazer rir! Assim, combinou com um dos meninos do grupo e resolveram trabalhar juntos usando os nomes Bristol e Charles. Seriam os Vagabundos Milionários. Infelizmente este sonho jamais se materializou...
   O convívio com acrobatas levou Charles a ambicionar aquela carreira.Assim, ele e outro menino praticavam saltos mortais , suspensos por uma corda amarrada à cintura e presa a uma roldana, enquanto um outro colega segurava a corda. Quando já se sentia no "auge de sua carreira", Charles caiu e quebrou o polegar, vendo chegar ao fim a sua ambição de se tornar um acrobrata. No Natal de 1900, Os Oito Rapazes de Lancashire foram contratados para interpretar animais na cena de cozinha da pantomima Cinderela. Ali, Chaplin, vestido como um gato, teve sua primeira oportunidade de fazer as pessoas rirem.
    Quando estavam em turnês,os meninos do grupo frequentavam a escola durante a semana, " o que pouco adiantou para melhorar minha educação", diria Charles mais tarde.
Na primavera de 1900 Charles começou a apresentar crises de asma e, preocupada, Hannah escreveu ao Sr Jackson que achou melhor mandar Charles de volta para casa. Ao mesmo tempo, o pai de Charles, gravemente doente, foi hospitalizado e a família voltou à condição de extrema pobreza, tendo que se mudar novamente de casa e enfrentar a excassez de comida .
     Em 9 de Maio de 1901, aos 37 anos,derrotado pelo alcoolismo, Charles Chaplin Senior morreu e, consequentemente, a pensão dos meninos deixou de ser paga. Charles decidiu ajudar a família e tentou uma variedade de empregos :começou como vendedor de flores. Pediu a mãe algumas moedas, com as quais comprou dois ramos de narcisos. Colocou uma fita de crepe preto no braço e foi vender as flores na rua. As pessoas se aproximavam e perguntavam por quem ele estava de luto. O menino baixava a voz e dizia que era por seu pai. Isto era o suficiente para que se apiedassem dele, comprando suas flores e ainda lhe dando gorjetas. Quando Hannah descobriu que ele vendia flores nos bares, acabou com o comércio do pequeno Charles.
   Mas ele queria ajudar a família e passou a trabalhar como entregador de uma mercearia.Tempos depois, se tornou auxiliar de barbeiro e , em seguida, recepcionista e faxineiro de um consultório médico, tornando-se menino de recados da casa de um dos médicos. Também trabalhou numa papelaria até que o proprietário descobriu que ele não tinha idade legal para o emprego.Um dia aprendeu a técnica de soprar vidros e trabalhou para W.H.Smith, em uma fábrica de vidro. Sua vontade e necessidade de ajudar sua família também o levou a trabalhar numa tipografia. E logo passou a vender roupas velhas de Hannah nas ruas,trabalhando também como auxiliar de fabricantes de brinquedos, tornando-se perito na fabricação de barcos de papelão e chegando mesmo a fazer seu próprio "negócio", construindo e vendendo barcos. Quando as dificuldades financeiras aumentavam e impediam que pagassem o aluguel do quarto onde moravam, os Chaplin fugiam de casa quando o cobrador aparecia.
    Somente quando Sydney passou a receber um salário fixo,trabalhando como corneteiro e mensageiro em um navio de passageiros, a família pode se mudar para uma casa melhor e comer bem.
     Um dia,Hannah encontrou uma velha amiga dos palcos, que se tornara amante de um rico senhor e morava numa bela casa no elegante bairro de Stockwell. A mulher convidou Hannah e os meninos para viverem um tempo com ela.Sydney estava fora e, assim, não pode viver este momento ao lado da mãe e do irmão. Charles se divertia com os brinquedos das crianças que moravam ali e sentava-se à mesa para comer com a família ." É impressionante como a gente se adapta com facilidade à vida dos ricos, Com menos de uma semana, eu achava tudo aquilo natural", confessou Charles anos depois. A convivência com " os ricos" não durou muito tempo e eles voltaram para a casa de nº 3 da Pownall Terrace.
     O dinheiro que Sydney enviava à mãe e o que ela recebia fazendo roupas,permitiu que a vida econômica dos Chaplin se equilibrasse. Mas, de repente,Hannah adoeceu. Charles percebeu sua palidez e falta de apetite e teve que vê-la ser recolhida a um hospital,por recomendação do médico da paróquia a quem ele havia recorrido.

Os primeiros passos para a fama

     Em maio de 1903,quando Sydney retornou para casa encontrou o irmão em frangalhos! Charles, longe da mãe,não querendo ser enviado para asilos novamente, vivia nas ruas,fazendo pequenos biscates, mas procurando não ser visto durante o horário escolar. Vivia sujo e com fome.Mas o retorno de Sydney mudaria a vida de Charles. Para melhor. Sydney voltara para casa com uma determinação.Estava decidido a subir num palco,depois de desfrutar de algum sucesso no navio, entretendo os passageiros, enquanto não estava em serviço.Charlie, por sua vez, também não havia desistido de se lançar na carreira de ator, tendo em seu irmão um grande incentivador .Sempre que podia, se dirigia à Agência Teatral de Blackmore, onde, além de engraxar sapatos e escovar roupas dos artista e fazer faxina, implorava por um emprego.
    Com o encorajamento de Sydney, Charlie , então com 14 anos ,ofereceu-se para um agente de West End e instantaneamente foi contratado para atuar como Billy, um mensageiro, numa cena de Sherlock Holmes, numa turnê de quarenta semanas a começar no outono. Enquanto aguardava o início da turnê, foi contratado pelo mesmo agente para interpretar um mensageiro na peça Jim,a Romance of Cockayne pelo que recebeu boas críticas apesar da peça ter sido um fracasso. Sua carreira como um ator legítimo foi coroada no outono, quando interpretou Billy, no Teatro Princesss, ao lado do co-autor e criador do papel, o famoso astro americano William C. Gillette.Recordando este momento mágico de sua vida, Charles descreveu: "Já não era mais um vagabundo dos bairros miseráveis; agora era um personagem de teatro. Tinha vontade de chorar".
    Sydney, seu mais fiel escudeiro e melhor amigo, o irmão que havia ensinado todos os truques e segredos de como sobreviver nas ruas pobres de Londres, se empenhava agora em ajudá-lo a decorar os textos.


                                                Charles, como Billy, em 1903

    "Se Sydney não tivesse retornado a Londres, eu teria me tornado um ladrão. Eu seria enterrado como um indigente", diria Chaplin muitas décadas depois.
    Na verdade,depois que Hannah adoeceu,Sydney ou Syd,como era carinhosamente chamado, foi a pedra fundamental da vida de Charles.Tornou-se seu tutor legal, seu protetor, mentor e substituto da figura paterna. Quando já era uma estrela no show business, foi a principal alavanca para que Charles encontrasse sua grande chance no mundo artístico.Anos depois, quando o irmão se tornou a mais famosa estrela de cinema do mundo, Sydney colocou sua carreira em segundo plano para se tornar seu agente financeiro e conselheiro pessoal. Durante toda sua vida, Sydney e Charles se manteriam unidos pelo amor, cumplicidade e apoio mútuos.
    O nome Charles Chaplin virou notícia, pela primeira vez , no jornal London Tropical Times. Um comentarista escreveu ali: ..." muito divertida a interpretação de Charles Chaplin, um brilhante ator infantil. Eu nunca tinha ouvido falar neste rapaz, mas espero saber grandes coisas a respeito dele num futuro próximo".
    Depois de uma turnê pelo interior, com a peça Sherlock Holmes, Charlie se juntou a Sydney, numa comédia musical -Repairs -e, em seguida, em maio de 1906 juntou-se a um outro grupo, Casey's Court Circus, com o qual permaneceu por mais de um ano.

Charles no grupo Casey´s Circus

   Naquela época ele tinha 17 anos e seu nome era o principal nas peças de comédia.
Hannah permaneceu internada por 18 meses no Hospital de Cane Hill. Neste período,Charles, viajando em turnês, não podia visitá-la, mas Sydney o fazia regularmente.Também escrevia a Charles e o informava sobre a saúde da mãe, entre outras coisas.
    Poucas vezes Charles o respondia. Por haver deixado a escola prematuramente, tinha dificuldade em soletrar.
    Durante suas viagens,Charles sempre alugava um pequeno quarto. Por ser muito jovem para morar com o elenco, ficava só, nas cidades estranhas, dormindo em quartos de fundo, raramente se avistando com as pessoas antes do espetáculo à noite.Assim, foi perdendo o hábito de falar com elas, passando a conversar consigo mesmo.Sentia dificuldade de se comunicar com os colegas do grupo de teatro, tornando-se embaraçado e tímido diante deles.Para amenizar sua solidão, buscou companhia num coelho que comprou, levando-o a todos os lugares onde se instalava.Para que não fosse visto pelas senhorias, o animal era colocado numa gaiola e escondido sob a cama de Charles, sempre que elas ali entravam para fazer faxina.Charles chegou a ensinar o animal a entrar na gaiola, todas as vezes em que escutava uma batida na porta. Em Gales, após voltar à noite do teatro onde se apresentara, Charles deu por falta de seu companheiro. Deduziu que a senhoria o havia levado dali.
    Com o sucesso de Sherlock Holmes, a companhia fez inúmeras turnês até que, depois de 40 semanas, Charles voltou para Londres e, em acordo com Sydney, decidiu deixar a casa de Pownall Terrace para se instalarem numa outra, em Kennington Road. Graças a Charles, Sydney também conseguiu um papel na peça de Sherlock e os dois passaram a viajar juntos em turnês.
    Quando receberam a notícia de que Hannah havia se recuperado, os três passaram a morar juntos, alugando um apartamento na Chester Road. Tudo parecia estar bem quando ela teve uma recaída, passando a vagar pelas ruas, falando sozinha. E mais uma vez, Hannah teve que voltar ao Hospital de Cane Hill.
     Com o encerramento de Sherlock Holmes, Charles foi chamado para participar de uma nova peça,mas ele recusou o convite, pois não queria sair de Londres.Apresentou-se como um jovem galã na peça O Major Alegre, mas a mesma só durou uma semana, tão fraca que era. Tentado ser autor, Charles escreveu uma cena cômica - Os Doze Homens Justos. Um fracasso total! Assim, ficou sem emprego durante 10 meses.Já Sydney conseguiu ingressar na companhia de comediantes de Charlie Manon e, durante uma de suas apresentações, foi visto por Fred Karno, um conhecido empresário de comédia do Music Hall britânico a quem se creditava a criação da comédia-pastelão.Karno tinha desenvolvido um sistema de produção notável. Em sua fábrica de diversão ,treinou seus artistas, escreveu e ensaiou os esboços e criou os cenários e roupas. Logo teria várias empresas diferentes, circulando em turnês.Em 9 de julho de 1906, Sydney assinou um contrato com Fred Karno.

Sydney aos 21 anos, em 1906

     Com as viagens em turnês do irmão, Charles voltou a morar sozinho. Finalmente conseguiu um emprego numa companhia de variedades, Casey´s Circus. Ao término do contrato ficou 3 meses sem trabalhar, sendo sustentado por Sydney.Com sua habilidade como intérprete e escritor de comédias, Sydney Chaplin rapidamente se tornou uma estrela das peças de Karno e em fevereiro de 1908 sugeriu a ele empregar seu jovem irmão Charlie. Karno, a princípio, não percebeu as possibilidades cômicas do jovenzinho tímido e quieto. Charles, por sua vez, lia muito devagar, o que o prejudicava quando tinha que ser submetido a um teste para interpretar num palco. Mas depois de um curto período experimental , Karno deu-lhe um contrato , assinado em 21 de fevereiro de 1908, que viria a ser renovado por mais três anos em setembro de 1910.

Charles em 1909, aos 20 anos

   Charles interpretou os papéis principais nas peças Mumming Birds, O Jogo de Futebol e Jimmy Sem Medo.Em O Jogo de Futebol, ele contracenaria com Harry Weldon, um cômico muito popular e famoso. Juntos, no dia da estréia da peça, Charles e Weldon arrancaram intermináveis gargalhadas da platéia.Por 14 semanas a peça esteve em cartaz em Londres, partindo depois para uma turnê pela Europa.
   Em estilo e estrutura, essas peças, feitas principalmente com mímicas, eram notavelmente similares aos primeiros filmes de comédia. Os dons excepcionais de Charles se tornaram imediatamente evidentes. Um crítico descreveu-o como um gênio da criação em quadrinhos. Em setembro, ele foi escolhido para estrelar numa turnê da companhia de Karno na América do Norte.

Chegando aos Estados Unidos com a Companhia Karno

Charles em sua 1ª turnê nos Estados Unidos em 1912

      A turnê durou de setembro de 1910 a junho de 1912 e, entre seus companheiros de palco incluía -se um jovem cômico de Lancashire, Stanley Jefferson, o famoso Stan Laurel, que mais tarde seria o Magro da dupla O Gordo e o Magro. Ao regressar a Londres,Charles se muda, com Sydney, para um apartamento em Bristol Road. Aos 19 anos, Charles era um ator cômico de sucesso na Companhia de Fred Karno.
    Nesta época Charles conheceu uma bailarina- Hetty Kelly- que atuava num grupo que se apresentava no mesmo teatro que ele, antecedendo a encenação da Companhia de Karno. Apaixonou-se por ela e chegou a pedi-la em casamento. Ela tinha 15 anos, eles mal se conheciam e o pedido foi recusado.Ela não o amava e deixou isto bem claro."Embora eu só a tivesse visto 5 vezes e, de cada vez apenas por um período de vinte minutos,esse breve encontro me abalou por muito tempo", revelou mais tarde Charles.
    De volta a Londres, Charles recebe um convite de Karno. Desta vez para encenar o papel que antes era de Harry Welton,substituindo- o em O Jogo de Futebol. Estreariam no Oxford, o mais famoso Music Hall de Londres. Pela primeira vez, o nome Charles Chaplin apareceu em primeiro lugar, no alto do programa.
   Algum tempo depois, Alf Reeves, representante da Companhia Karno, nos Estados Unidos, voltou à Inglaterra em busca de um ator para levar para a América. Charles atuava, na ocasião, num papel cômico em Patinando, peça que fazia sucesso em Birmingham. Chaplin era exímio sobre as quatro rodinhas e,ao assisti-lo representando, Reeves comunicou a Karno que havia encontrado o que buscava.Karno, porém, tinha outros planos para Charles, escolhendo-o para o papel principal em Wow-Wows, a ser apresentado nos Estados Unidos.
   Charles chegou em Nova York e alugou um quarto de fundos numa casa na Rua 43. Inicialmente se sentiu inadaptado no país. O grupo de Karno tinha um contrato de seis semanas e do resultado daquele compromisso, dependia a duração da permanência deles no país.O fracasso representaria a volta à Inglaterra. A primeira semana foi um fracasso. O público não ria. Mas Charles estava determinado a a ficar nos Estados Unidos. Se sua carreira no negócio de diversões não pudesse ir adiante, ele buscaria outro emprego. Afinal ali era a terra das oportunidades.Embora as exbições não tivessem sido um êxito, Charles recebia boas críticas. Quando a peça estava em sua terceira semana em cartaz, Charles já estava de malas prontas para regressar para casa,mas o grupo ainda deveria se apresentar no Fifth Avenue Theatre e ali, para surpresa de todos , a platéia fez da estréia um sucesso. Um agente viu o grupo atuando e se interessou para levá-los para o oeste. Seria um show de variedades baratas e deveriam fazer três apresentações diárias.
      Com um salário de 75 dólares por semana,Charles colocava 50 dólares no Banco de Manhattan. A Companhia fez apresentações por todo o oeste americano. No final do contrato, de volta à Ingaterra, Charles não se sentia frustrado. Havia prometido a si mesmo que voltaria aos Estados Unidos.
      Ao chegar em Londres, ele fica sabendo que Sydney havia se casado e vendido o apartamento.Assim, ele acabou alugando um quarto de fundos na Bristol Road.Pouco via o irmão, encontrando-se com ele apenas aos sábados, quando íam visitar Hannah. Quando souberam que ela era submetida a tratamento de choques , com água gelada, por se encontrar muito agitada e ruidosa, os dois irmãos decidiram interná-la num sanatório particular.
   Durante 14 semanas, a Companhia Karno se exibiu em Londres, com grande sucesso.Mas a idéia de voltar aos Estados Unidos não saía da cabeça de Charles e foi concretizada quando a Companhia voltou aos Estados Unidos em nova excursão.
Em sua útima noite em Londres, Charles jantou com irmão. De volta para casa, caminhando sozinho pela West End, disse para si mesmo: "Esta é a última vez que passo por estas ruas". E estava certo.
   Nos Estados Unidos, decidiu morar sozinho, como costumava fazer. Trabalhando por 5 meses sem descanso, ao receber uma folga, decidiu usar o dinheiro que economizara, comprando um roupão e uma mala de boa qualidade.Vivendo num quarto do Hotel Astor, Charles passou a se vestir com mais requinte. Comprou ternos elegantes e passou a usar um chapéu-coco e uma bengala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário