sexta-feira, 20 de abril de 2012

Introdução




    Ele não precisava de palavras para transmitir, na tela, a sua imensa capacidade de se comunicar. Ele foi o mestre da arte da mímica. Ninguém usou da linguagem gestual com tanta perfeição e sensibilidade. Ele podia "falar" com as mais variadas expressões faciais.Amor, ódio, alegria, dor, desconfiança, ironia, piedade,indignação, surpresa, esperança, coragem, determinação...uma infinidade de sentimentos que seus olhos tão expressivamente revelaram.E não apenas seus olhos. Ele se comunicava com as mãos, com os braços, com todo o seu pequeno corpo.
   Minha admiração e respeito à genialidade deste artista e minha paixão por seu mais famoso personagem, me levaram a criar este blog.Charles Chaplin foi, sem dúvida, um gênio.
    Ator, diretor, escritor, produtor,empresário, compositor,foi considerado um ícone da era do cinema mudo. Seu maior presente à arte cinematográfica e a seu público foi, sem dúvida, seu personagem Carlitos, o adorável vagabundo. Com seus gestos refinados e atitudes nobres, andando com seus passos desajeitados, trajando largas calças, enormes sapatos, chapéu "coco", coletinho xadrez e paletó apertado, o homenzinho de bigode agitava sua bengala de bambu, enquanto caminhava pela tela e entrava em nossos corações. Arrancou-nos muitas gargalhadas e lágrimas também. O gênio morreu aos 88 anos de idade, mas o Vagabundo permanece vivo, encantando gerações há quase um século. E, como toda obra de um grande mestre,permanecerá eterno.

                                                           Cristina Sousa


O conteúdo deste blog - textos e imagens - foi retirado de livros autobiogáficos de Charles Chaplin, bem como de seu site oficial e dos arquivos do Instituto Britânico de Cinema ( BFI).

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário