domingo, 4 de março de 2012

Palavras de Chaplin


   *Tudo do que eu preciso para  fazer uma comédia é um parque, um policial e uma menina bonita.*


   *Continuo  a ser, apenas, uma coisa e uma única coisa: um palhaço. Isto me coloca em um plano muito mais elevado do que o de qualquer político.*


   *Eu não tenho mais serventia para a América. Eu não voltaria pra lá nem se Jesus Cristo fosse o presidente.* ( Em seu exílio forçado)


   *Se eles não gostam disso, eles são uns idiotas. Um diplomata se apaixona por uma prostituta - que história melhor do que esta eles poderiam ter?* (Respondendo às críticas sobre seu último filme, A Condessa de Hong Kong, 1967)


   *O resultado de meu personagem - o Vagabundo -  é a minha preocupação como o meu trabalho.Eu me preocupo com tudo o que faço. Se eu pudesse fazer algo melhor, eu faria. Mas eu não posso.*




   *Eu não acredito que o público saiba o que quer. Esta é a conclusão que tirei da minha carreira.*


   *Todos os meus filmes são construídos em torno da idéia de ficar em apuros e, assim, me dou a chance de ser extremamente sério em minha tentativa de  me parecer com um cavalheiro  normal.*


   *Não tenho muita paciência com algo  que envolva beleza  que deva ser explicada para ser compreendida. Se precisa de interpretação adicional por alguém que não seja o criador, então me pergunto se ele cumpriu a sua finalidade.*


   *Eu entrei neste ramo pelo dinheiro e a arte cresceu  a partir dali. Se as pessoas estão desiludidas por essa observação, eu não posso fazer nada. É a verdade.*


   *A vida é uma tragédia quando vista em close-up, mas uma comédia em longa metragem.*


   *Um dia sem uma gargalhada  é um dia desperdiçado.*


   *Descobrir o que o público espera e, em seguida, fazer algo diferente, é uma grande diversão para mim.*


   *Eu costumo assistir à estréia de meus filmes, mas eu não rio. Não, eu apenas vou para ver se o filme está bom e  aquilo que eu fiz e não deveria ter veito. Se for um sucesso, eu estou feliz. Há algo que te faz sentir muito bem em saber que, em todo o mundo, as pessoas estão rindo com  o que você está fazendo. Mas se não for um sucesso, então, é terrível, sentir que você fracassou, da mesma forma, em todo mundo. *


   *Eu penso  muito bem sobre a minha pessoa.Tudo é perfeito ou imperfeito, segundo eu mesmo. Eu sou o padrão perfeito.*


   *Não quero perfeição de detalhes nas atuações  Eu odiaria uma imagem que ficasse perfeita, parecendo mecânica. Eu quero o toque humano para que você ame a imagem por suas  imperfeições.*


   *Meu único inimigo é o tempo.*


   *Naturalidade é o maior requisito para uma comédia. Ela deve ser real e verdadeira  Eu acredito, totalmente, no realismo.Coisas reais apelam para as pessoas muito mais rapidamente do que o grotesco. Minha comédia é vida real, com um mínimo de distorção ou exagero, para exteriorizar como aquilo que poderia ser em determinadas circunstâncias.*


   *Através do humor vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também aumenta o nosso senso de sobrevivência e preserva a nossa sanidade.*


   *A primeira vez em que eu olhei para mim mesmo na tela, eu me preparei para desistir do contrato do filme. Aquele não pode ser eu, pensei.... sempre ambicionei trabalhar com o drama e, certamente, foi uma surpresa em minha vida quando acabei seguindo para a comédia.*


   *Uma das coisas que mais rapidamente aprendi com o trabalho no teatro é que as pessoas, em sua maioria, ficam satisfeitas ao ver o rico "levar a pior". A razão para isso, é claro, reside no fato de que nove décimos das pessoas no mundo são pobres e, secretamente, se ressentem com a riqueza do outro décimo.


   *Comédia é realmente algo sério, embora  não deva ser levada a sério. Isso soa como um paradoxo, mas não é. É muito  sério se estudar os carateres. É um estudo difícil. Mas para se fazer da comédia um sucesso, deve se ter uma facilidade, uma espontaneidade na atuação que não pode estar associado à seriedade.*


   *Mais engraçado do que um homem que tenha sido ridículo, é o homem que,ao se ver envolvido  numa situação engraçada, se recusa a admitir que algo errado aconteceu e tenta manter sua dignidade. Talvez o melhor exemplo é o homem embriagado, que, apesar de sua língua e seu andar revelarem seu estado,tenta, de uma forma digna, de que ele está bastante sóbrio. Ele é muito mais engraçado do que o homem que, descontroladamente hilariante, está evidentemente bêbado e não se importa  que os outros percebam. Personagens embriagados, no palco, estão quase sempre ligeiramente embriagados, tentando manter-se com dignidade. Porque os diretores de teatro aprenderam que esta tentativa de dignidade é engraçada.*


   *Gosto de amigos como eu gosto de música, quando estou de bom humor. Ajudar um amigo em necessidade, é fácil, mas  lhe dar seu tempo nem sempre é oportuno.*


   *A coisa mais triste que eu consigo imaginar é habituar-se ao luxo.*


   *Simplicidade é algo muito difícil de se obter.*


   *Desde a idade de dezesseis anos, eu  praticava  violino de quatro a seis horas por dia no meu quarto.Toda semana eu tinha aulas com um maestro de teatro ou com alguém que ele recomendava. Como eu tocava com a mão esquerda, meu violino foi reformado para uso de canhotos, com as cordas invertidas. Eu tinha grandes ambições de ser um artista de concerto, ou, em caso de fracasso, usar esta minha hablidade em um ato de teatro. Mas com passar do tempo, eu percebi que eu nunca poderia alcançar a perfeição, então eu desisti.Quanto ao violoncelo, eu podia posar bem com ele... só isso.*


   *Eu nunca tinha visto ópera, apenas trechos de óperas  em  teatro – e eu odiava. Mas  eu estava a fim de assistir a uma. Eu comprei um ingresso e me sentei no camarote, A ópera era em alemão e eu não entendia uma só palavra do que cantavam, nem sabia sobre a história. Mas quando a rainha morta foi carregada, ao som do coro, chorei amargamente. Parecia  um resumo de todas as dores de minha vida... Saí dali fraco e emocionalmente abalado.*


   *Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência,precisamos de afeição e doçura.Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário