quinta-feira, 8 de março de 2012

Documentos e fotos avulsas

Foto autografada de 1914


Autógrafo e desenho feito por Chaplin, provavelmente em 1914


Photographs: The Bank
Foto de toda a equipe da Essaney durante as filmagens de O Banco, em 1915
                                               (Abaixo a foto ,em partes, ampliada)
Photographs: The Bank
Chaplin e parte da equipe

Photographs: The Bank

Photographs: The Bank

Photographs: The Bank


Carta escrita por Wheeler Dryden, meio-irmão de Chaplin, endereçada a Edna Purviance, em 1917, pedindo que ela tentasse aproximá-lo dele, o que só aconteceria  nos anos 20.

       Receita de Chaplin, publicada num de suas autobiografias :Rocambole de Maçã
Fazer uma massa de biscoito.Coloque em cima  4 ou 5 maçãs ácidas picadas bem fininhas. Enrole e coloque em uma panela untada com manteiga ou frigideira. Faça uma calda fervendo juntos, por 5 minutos, em uma xícara de açúcar, metade de uma xícara de água, meia colher de chá de canela ou noz-moscada. Coloque metade sobre o rocambole. reservando o restante para servir como molho. Asse por uma hora e meia em uma panela descoberta, regando com a calda. Para massa de biscoito, use 2 xícaras de farinha de pão,  5 colheres de chá (cheias) de fermento em pó Royal, 5 colheres de chá (cheias) de manteiga , uma xícara de leite e meia colher de chá de sal.
Contrariamente à minha reputação cômica, não aconselho misturar a massa com os pés.




 Ao se exibir nas barras de ferro do teto do Estúdio da First National, em 1918, Chaplin perdeu o equilíbrio, mas se agarrou numa barra evitando cair no piso de madeira, 12 metros abaixo.



  Em 1918 Chaplin divulgou um comunicado aos seus fãs, pedindo que verificassem se havia sua  assinatura nos cartazes e títulos de seus novos filmes, uma vez que seus antigos trabalhos estavam sendo copiados e expostos como novos.


Pegadas na entrada do estúdio First National  em 1918



Chaplin e Sydney ,em 1924,com trajes usados em filmes que estrelavam na época: Chaplin, Em Busca do Ouro e Sydney em A Tia de Charley no qual interpretava um papel feminino.


Chaplin batizando um barco ( Nomad), depois de seu retorno de viagem à Euorpa, em 1929. Ele havia escurecido os cabelos grisalhos para filmar Luzes da Cidade.

                                             Desenho com autógrafo, 1931

       Chaplin deixa o tribunal, em novembro de 1939, depois de ganhar a causa num processo contra ele, movido pelo escritor Michael Kustoff que o acusava de ter copiado,de seu livro Against Gray Walls,a trama do filme Tempos Modernos.



Desenhado e autografado por Chaplin em 1944
                        

Oona visita Charles no set de filmagens de Luzes da Ribalta.Ela, geralmente, levava para ele ovos cozidos ou abacaxi e torta de queijo.



Em 1957, durante a filmagem de Um rei em Nova York, Chaplin, no papel de Rei Shahdov, colocava suas impressões digitais num papel que foi, depois, descartado no lixo. Um admirador o recolheu e perguntou a Chaplin se poderia ter seu autógrafo ali. Chaplin o atendeu e ainda acrescentou no papel: "O culpado".

Susan Maree Chaplin, neta de Charles, na Calçada da Fama, em 1972, sobre a estrela de seu avô.  O nome de Charles Chaplin foi omitido, em 1956, da lista original das estrelas que aparecem na Calçada da Fama, em Hollywood, por razões politicas.Em 1960, o pai de Susan, Charles Chaplin Jr, processou a Câmara de Comércio de Hollywood por terem omitido o nome de seu pai.Charles Chaplin, ator ,retornou aos Estados Unidos antes que o processo tivesse sido concluído. Charles Jr lutou duramente para que seu pai tivesse a sua estrela na Calçada e, infelizmente, não pode ver a realização de seu sonho. Faleceu  4 anos antes, aos 42 anos de idade.


                                                         Jamaica, 1965

        Durante as férias, o autor desta foto era vizinho do quarto de Chaplin, num hotel da Jamaica. Sobre suas impressões sobre Chaplin ele diria mais tarde: " Ele ainda tinha um brilho em seus olhos e era muito atencioso com as crianças. Lembro-me que conversei com ele, numa conversa de adultos, sobre meus desenhos de histórias em quadrinhos em que ele  discutiu seriamente, sobre pontos na trama da história, como se eu fosse um grande autor e não uma menino de 9 anos".
         O menino em questão,  Tom Soter, escreveu um artigo, em julho de 2008 (publicação não especificada) cujo texto segue abaixo:

                                    EU OFENDI VOCÊ?
 ( Por Tom Soter)
       "Não me lembro muito sobre meu encontro com Charlie Chaplin, exceto que ele pareceu ser um cara tremendamente legal. Aqui vai o que aconteceu: Era verão de 65  e eu tinha 8 anos ( ía fazer 9 em outubro). Meu pai carregou a família - minha mãe e meus dois irmãos- para passar as férias na Jamaica... Ficamos num pequeno bangalô na praia e nosso vizinho era Charles Chaplin.Sim, o Vagabundo, ele mesmo,estava ali ao lado, trabalhando no enredo do que seria seu próximo filme, A Condessa de Hong Kong. Meu pai respeitava muito a privacidade de Chaplin e sempre que o grande homem e sua família - mulher e dois filhos mais novos- íam para a praia, meu pai, rapidamente, nos chamava para nosso bangalô, a fim de que a família Chaplin ficasse  sozinha. Depois de dois ou três dias de nossas saídas apressadas, Chaplin mandou um homem ao nosso bangalô, com uma  mensagem:' O Sr Chaplin gostaria de saber se ele fez algo que os tenha ofendido. Vocês parecem não querer estar na praia com ele'. Meu pai respondeu a mensagem  explicando seus motivos e Chaplin nos convidou para tomar chá com ele.
      Ele tinha cabelos brancos e era mais pesado do que o homem que tinha visto nos filmes, mas ainda tinha um brilho nos olhos  e era muito atencioso com as crianças...
       Nos o vimos duas ou três vezes depois deste dia, mas outra coisa de que eu me lembro sobre aquele momento, foi a noite em que o hotel exibiu um filme documentário sobre cinema mudo.Eu mal pude relacionar o homem que eu havia recentemente encontrado com  o homem cheio de energia que eu vi se movendo, sem esforço, na tela, com a graciosidade de uma ópera.Parecia um mundo diferente.E era!"



        Insígnia do título de Cavalheiro do Império Britânico, entregue a Charles Chaplin, em  4 de março de 1975, pela Rainha Elizabeth II. A honraria foi proposta em 1931, mas, por causa da polêmica criada pela imprensa, não lhe foi entregue. Na época Charles fora duramente criticado por não ter se alistado para lutar na Grande Guerra. Na verdade, ele fora dispensado pelo exército, em virtude de  sua baixa estatura e pouco peso.



                                     Chaplin em desenho animado lançado recentemente para TV


A imagem de Charles Chaplin é apresentada numa tela durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olimpicos de 2012, no Olympic Stadium, em Londres ( 27 de julho de 2012)

Um comentário:

  1. Parabéns ao criador deste site, tudo aqui é maravilhoso. Amo Chaplin por toda sua obra.

    ResponderExcluir