sexta-feira, 2 de março de 2012

Chaplin e seus amores



     ..."seu perfeccionismo  o levava a passar dias e noites a fio envolvido no acabamento final de determinados detalhes de seus filmes. Como era feito, principalmente, de sentimentos e somente circunstancialmente de razão, apaixonou-se desbragadamente por Hetty Moyra Kelly, então com dezesseis anos, de quem a vida o afastou cruelmente, sem que ele chegasse  sequer a tocá-la - e ele passou o resto de seus dias a buscá-la em todas as mulheres com quem se relacionou".
             
    Comentando sobre sua atração por adolescentes, Chaplin confidenciou uma vez a um amigo (Harry Crocker): "Sempre fui apaixonado por meninas, não de forma amorosa — mas como belos objetos para se olhar. Eu gosto delas jovens, porque eles personificam  juventude e beleza. Há algo de virginal em sua magreza — em seus braços delgados e pernas. E elas são tão femininas nessa idade — tão totalmente jovens. Elas ainda não desenvolveram seu jeito "chega mais" e nem descobriram o poder de seus olhares sobre os homens."
      É impossível saber precisamente porque ele tinha um ponto fraco por mulheres jovens. Tentando explicar sua atração por elas, seu amigo Sam Goldwyn e seu filho Charlie Jr. disseram que Charles tinha horror à velhice. Muito mais significativa e duramente,Chaplin recordou o seu choque e consternação com a dolorosa perda de todo o contato emocional com sua mãe, prematuramente envelhecida e não mais vivaz e atraente, aos 38 anos de idade, à  medida em que se tornava enlouquecida.
     Como seu filho mais velho Charlie Chaplin Jr. observou:" Os problemas do meu pai são por causa de seu incurável romantismo.... Ele estava totalmente cego para o fato de que ele estava lidando com carne e sangue e se apegava à imagem que criava. Quando a paixão que ele tinha criado por si mesmo explodia em dura realidade ,ele ficava chocado, irritado e magoado como se tivesse sido traído."
    Filha mais velha de Chaplin, Geraldine Chaplin, que cresceu admirando e respeitando seus pais, viu a atração que ele sentia por mulheres mais jovens, de uma maneira diferente do que relatado por seu meio-irmão e por Sam Goldwyn: "Ele amava as jovens.Quanto mais jovens, melhor.Ele só via a pureza e a inocência,a juventude e a beleza... ele era um romântico".   
     Oona foi a única dos amores adolescentes que Chaplin realmente amou e respeitou, apesar da diferença de trinta e seis anos de suas idades. Ela era inteligente, culta, sofisticada, bem educada e - ao contrário de  Mildred Harris e  Lita Grey - imediatamente abandonou suas aspirações ao teatro e cinema quando o seu relacionamento com Charles começou. As duas primeiras esposas adolescentes de Chaplin tinham sido objetos de sua fantasia e de sua imaginação de romântico apaixonado. Talvez, reminiscências de sua própria mãe que se desrevia como uma adolescente de 16 anos aspirando a carreira de atriz.
 
       Louise Brooks - atriz e uma namorada de 1920 - via Charles como um homem sexualmente inseguro.Rollie Totheroh, seu cameraman por longos anos, concordava com ela. Como Totheroh, Brooks descreveu Chaplin como um homem com medo das mulheres e... profundamente convencido de que ele poderia seduzir uma garota apenas com sua posição de diretor e criador de estrelas.
        Em 1962,resumindo a sua experiência com Chaplin ,depois de vinte anos de casamento bem sucedido, Oona disse: "As pessoas parecem pensar em Charlie como meu pai, mas a idade não conta nada nesta casa. Para mim, ele parece mais jovem todos os dias. Certamente não há nenhuma fixação de pai sobre o meu sentimento por ele. Ele me fez madura e eu o mantenho jovem jovem. Quando você está feliz ,você não faz auto-análise.
    Eu nunca penso conscientemente na idade de Charles durante os 364 dias do ano. Apenas o dia de seu aniversário é um choque anual para mim. Mas eu posso sentir a forma como algumas pessoas me olham fixamente, com espanto e, em seguida, para ele e se perguntam como podemos manter este casamento, ou se ele é apenas uma fachada.
Bem, minha segurança e a estabilidade com Charlie resultam não de sua riqueza, mas da própria diferença nos anos entre nós. Outras mulheres jovens que estão casadas com homens maduros vão entender o que quero dizer... Charlie me deu um grande presente que eu não tinha conhecido antes. Minha infância não foi muito feliz e o que ele trouxe para mim foi o dom do riso. E isso não tem preço".
      A visão melancólica de Charles era que "se eu tivesse conhecido Oona ou uma menina como ela ,há muito anos atrás, eu nunca teria problemas com as mulheres. Toda a minha vida eu esperei por ela, sem perceber isto, até que eu a conheci". Seus apelidos para ela eram "a velha", " missus " e "a menina". Por outro lado, às terças-feiras à noite - quando os cozinheiros tinham folga - a " missus" de Charles preparava-lhe ,pessoalmente, alguns dos seus pratos favoritos de sua infância no sul de Londres: tripas com cebola, bife e torta de rins e guisados com bolinhos de massa. "É uma fraude para mim estar tão velho quando eu me sinto tão jovem," disse Charles a um repórter.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário