sábado, 3 de março de 2012

Curiosidades

  *Charles Chaplin era canhoto, mas foi forçado a usar a mão direita, ainda menino, quando, na escola, os professores batiam em sua mão com uma régua. Como resultado, passou a ser ambidestro e podia escrever com ambas as mãos, embora não muito bem. Para comer,jogar tênis e tocar violino, ele usava a mão esquerda.

           
  *Quando  criança, ficou confinado à cama, por semanas, devido a uma grave doença. À noite, sua mãe se sentava na janela do seu pequeno  cômodo e, com seus gestos teatrais, fazia mímicas para ele, retratando, comicamente, o que se passava lá embaixo, na rua.  Acredita-se que esta experiência foi relevante para  desenvolver em Chaplin  seu enorme senso de comicidade, criatividade e perfeição na arte da mímica.


  *Muito tempo depois de se tornar um milionário, ele continuou a viver em um quarto de hotel barato.


  *Participando anonimamente de um concurso para escolha da melhor caracterização de Carlitos, o Vagabundo, ele ficou colocado em terceiro lugar.


  *Por ocasião do centenário de seu nascimento, numa comemoração feita na mansão de Vevey, na Suíça, onde ele viveu seus últimos anos, 100 crianças da região se apresentaram, numa coreografia,vestidas em trajes de Carlitos.


  *Stan Laurel - o Magro  da dupla O Gordo e o Magro - era  seu substituto nos palcos do teatro inglês.Quando Stan Laurel e Chaplin se mudaram para os Estados Unidos, dividiram um quarto numa pensão. Ali não era permitido cozinhar e Chaplin tocava  violino para abafar o som que Stan fazia ao fritar comida numa chapa quente.


  *Muitas pessoas acreditavam que Chaplin tinha olhos castanhos porque só o tinham visto em filmes em preto e branco e com maquiagem escura nos olhos. Na verdade,eles  eram azuis. Chaplin afirmou em sua autobiografia que, ao vê-lo pessoalmente,muitos  ficavam impressionados com a cor de seus olhos. Oona, sua última esposa, escreveu a uma amiga em 1942:"Acabei de conhecer Charles Chaplin.Que olhos azuis que ele tem"!


  *Embora Adolf Hitler não fosse fã de Chaplin (na verdade ele fora mal informado de que Chaplin era judeu e, portanto,o desprezava), foi também, bem informado, sobre como Chaplin era amado em todo o mundo, naquela época. Dizem que, por essa  razão, ele usava um bigode como o de Chaplin, tentando conquistar a afeição das pessoas.


    * Ao criar a grande maioria de seus filmes, Chaplin  nunca filmou com um roteiro pronto. Ele imaginava  uma história em sua mente e constantemente a retocava,criando cenas no desenrolar das filmagens.
         Muitas vezes ficava horas refazendo uma cena até que ela saísse do modo que o agradasse. Passou muitas noites, durante as filmagens, criticando com seus diretores assistentes, a pressa com que uma determinada cena fora feita. Consequentemente, em comparação com  maioria dos outros estúdios de filmagem, gastou muito tempo e muito  dinheiro em suas produções. Muitas vezes ele disse que jamais liberaria qualquer um de seus filmes, sem que estivesse 100% satisfeito com o resultado final.



    *Uma vez, trabalhando como  mordomo, na Inglaterra - um trabalho de que ele gostava -  foi demitido após ser  pego tocando um trompete que havia encontrado no seu sótão da casa dos patrões.


   *Quando o ator Roscoe( Fatty) Arbuckle- que atuou ao seu lado em muitos  filmes- foi incapaz de encontrar trabalho após um infame  julgamento, Chaplin o sustentou com seu próprio dinheiro.


   *Foi um agnóstico que acreditava em algum tipo de Força Suprema, de acordo com o seu filho Charles Chaplin Jr., em seu livro, Meu pai, Charlie Chaplin.


   *O ator Marlon Brando que, em 1966, desempenhou o papel de protagonista no último filme de Chaplin, A Condessa de Hong Kong ( lançado em 1967), revelou  que  sempre admirou muito o trabalho de Chaplin e que o considerava  o homem mais talentoso do mundo cinematográfico. Contudo, ambos se desentenderam bastante, durante as filmagens. . Em sua autobiografia, Brando descreve Chaplin como  o homem mais sádico que já conhecera. Chaplin, por sua vez, disse que trabalhar com Brando era, simplesmente, impossível.


   * Em seu livro Vagabundo: A vida de Charlie Chaplin, Joyce Milton afirma que o polêmico clássico de Vladimir Nabokov, Lolita, foi inspirado no relacionamento de Chaplin com Lita  Grey.


   *Luzes da Cidade (1931), e Tempos Modernos (1936), dois dos filmes mais amados e aclamados de Chaplin, não foram nomeados para um único Oscar, o que deixou muitas pessoas intrigadas. Uma explicação para isso poderia ser o fato de Chaplin expressar desdém para com o Oscar da  Academy Awards.De acordo com o seu filho Charles Chaplin Jr, por um tempo Chaplin usou o prêmio honorário, que ganhara em 1929, como um segurador de porta. Aparentemente, sua visão sobre os prémios mudou com o tempo, já que ele aceitou e pareceu muito emocionado ao receber seu segundo prêmio honorário, em 1972.



   *De acordo com  sua filha Geraldine , nos últimos anos de sua vida, Chaplin começou a se preocupar com a possibilidade de ser esquecido após sua morte. Esta foi uma das principais razões pela qual ele permitiu que seu personagem Vagabundo  aparecesse em vários produtos comerciais na década 70.


   *O último filme a que assistiu ( e do qual muito gostou) foi Rocky, o Lutador (1976).


   *Chaplin manteve-se em muito boa forma física e mental por muitos anos, jogando tênis regularmente bem  até pouco mais de seus setenta anos e trabalhando constantemente. No entanto, após a conclusão do seu último filme, A Condessa de Hong Kong (1967), sua saúde começou a  se deteriorar visivelmente.


   *Ele foi o primeiro ator a aparecer na capa da revista Time ( 6 de julho de 1925).


   *Compôs cerca de 500 músicas ao longo se sua carreira, incluindo Smile ( do filme Tempos Modernos) e This is my song ( do filme A Condessa de Hong Kong).


   *Chaplin, cujo quociente de inteligência era de 140, foi um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão americano Samuel Reshevsky.


3 comentários:

  1. Eu também sou canhoto, mas na pré escola havia uma professora que me forçava a escrever com a mão direita, hoje em dia consigo escrever com as duas mãos (mas a letra sai diferente), pra tocar violão, guitarra, baixo e viola, aprendi tocar com a mão direita, por isso me considero ambidestro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo no quesito violão você não é ambidestro, você só é destro mesmo, se fosse ambidestro tocaria violão como canhoto.

      Excluir