Em 1992 foi lançado o primeiro filme sobre a vida e a carreira de Charles Chaplin. Dirigido por Richard Attenborough, foi produzido pelo Reino Unido, Estados Unidos, Itália e França. O ator americano Robert Downey Jr interpretou - de forma magnífica - o papel de Charles Chaplin , o que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator, entregue pela BAFTA- British Academy of Films and Television Arts.
O filme ainda foi indicado ao Oscar, nas categorias Melhor Ator ( Robert Downey Jr), Melhor Trilha Sonora(John Barry) e Melhor Direção de Arte(Stuart Craig e Chris Butler ).Concorreu também ao Globo de Ouro com indicações de Melhor Ator, na categoria drama( Robert Downey Jr), Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Chaplin) e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras indicações aos prêmios do Festival de Moscou e da British Society of Cinematographers.
Richard Attenborough
Robert Downey Jr
Dirigindo Robert Downey Jr
Robert Downey Jr em cena
Robert Downey Jr foi o coração e alma de Chaplin, ao interpretar o papel daquele que foi um icone do cinema. Numa declaração para um documentário sobre o filme, ele fala da imensa sorte e petrificante responsabilidade de protagonizar um filme sobre Charles Chaplin.
Downey transformado em Chaplin
Robert Donwney como Charles na meia idade
Segundo Robert Downey, durante 18 meses de pesquisa ele assistiu, prazeirosamente, dezenas de vezes, os filmes de Chaplin, buscando aprender, de maneira perfeitamente correta, o modo de andar e gesticular e todas as inúmeras expressões que caracterizavam Carlitos.
Geraldine Chaplin, filha de Charles, que interpretou Hannah, sua avó,revelou, no mesmo documentário, que " foi um choque, pois não achava que fosse possível alguém imitar meu pai", até que viu Robert Downey Jr, como Vagabundo e como Chaplin e se viu surpresa. "Ele tinha o jeito e o sotaque de Chaplin"! Ao chegar ao set de filmagens, ficou impressionada com o cenário: " Era o estúdio do meu pai!. Reconstruído! Exatamente como ele era. Foi um choque"! Sobre o momento em que filmava a cena do reencontro de mãe e filho, ela declarou:"E, de repente, mais distante, veio meu pai"!
A respeito da mesma cena, Robert Downey revelou que uma das maiores emoções, ao fazer o filme, aconteceu no dia em que filmaram o reencontro."Foi o meu primeiro encontro com Geraldine, mas tudo o que eu precisava era de um contato com seus olhos porque eles eram... os olhos de Chaplin"!
Geraldine Chaplin, a filha no papel de mãe
Sydney(Paul Rhys) levando Hannah (Geraldine Chaplin)
ao encontro de Charles ( Robert Downey Jr)
No reencontro de Charles e Hannah, a emoção do encontro
entre Robert Downey e a filha de Chaplin
Ao final do documentário, Robert declara:"Charles Chaplin nunca perdeu seu senso de humor e continuou a fazer filmes até depois de seus 70 anos.Disse ainda que o único lugar em que ele existia era em seu trabalho. Cheia de ironia e explodindo em gragalhadas, através da magia de seus filmes, sua genialidade permanece viva. Para sempre"!
Elenco do filme Chaplin
Robert Downey Jr (Charles Chaplin)
Geraldine Chaplin ( Hannah Chaplin)
Paul Rhys ( Sydney Chaplin)
John Thaw ( Fred Karno)
Moira Kelly (Hetty Kelly e Oona O'Neil)
Anthony Hopkins (George Hayden)
Dan Aykroyd( Mack Sennett)
Marisa Tomei (Mabel Normand)
Penelope Ann Miller ( Edna Purviance)
Kevin Kline ( Douglas Fairbanks)
Maria Pitillo( Mary Pickford)
Milla Jovovich (Mildred harris)
Kevin Dunn ( J.Edgad Hoover)
Deborah Moore ( Lita Grey)
James Woods( Joseph Scott)
Nancy Travis ( Joan Barry)
Nenhum comentário:
Postar um comentário