terça-feira, 20 de março de 2012

Chaplin, o Filme



          Em 1992 foi lançado o primeiro filme sobre a vida e a carreira de Charles Chaplin. Dirigido por Richard Attenborough,  foi produzido pelo Reino Unido, Estados Unidos, Itália e França. O ator americano Robert Downey Jr interpretou - de forma magnífica - o papel de Charles Chaplin , o que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator, entregue pela BAFTA- British Academy of Films and Television Arts.
          O filme ainda foi indicado ao Oscar, nas categorias Melhor Ator ( Robert Downey Jr), Melhor Trilha Sonora(John Barry) e Melhor Direção de Arte(Stuart Craig e Chris Butler ).Concorreu também ao Globo de Ouro com indicações de Melhor Ator, na categoria drama( Robert Downey Jr), Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Chaplin) e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras indicações aos prêmios do Festival de Moscou e da British Society of Cinematographers.

                                                              Richard Attenborough

                                                        Robert Downey Jr
                                                         Dirigindo Robert Downey Jr

                                                   Robert Downey Jr em cena

     Robert Downey Jr foi o coração e alma de Chaplin, ao interpretar o papel daquele que foi um icone do cinema. Numa declaração para um documentário sobre o filme, ele fala da imensa sorte e petrificante responsabilidade de protagonizar um filme sobre Charles Chaplin.


                                                  Downey transformado em Chaplin

Robert Downey Jr as Charlie in Chaplin c.1992
                                           Robert Donwney como Charles na meia idade

  Segundo Robert Downey, durante 18 meses de pesquisa ele assistiu, prazeirosamente, dezenas de vezes, os filmes de Chaplin, buscando aprender, de maneira perfeitamente correta, o modo de andar e gesticular e todas as inúmeras expressões que caracterizavam Carlitos.
   Geraldine Chaplin, filha de Charles, que interpretou Hannah, sua avó,revelou, no mesmo documentário, que " foi um choque, pois não achava que fosse possível alguém imitar meu pai", até que viu Robert Downey Jr, como Vagabundo e como Chaplin e se viu surpresa. "Ele tinha o jeito e o sotaque de Chaplin"! Ao chegar ao set de filmagens, ficou impressionada com o cenário: " Era o estúdio do meu pai!. Reconstruído! Exatamente como ele era. Foi um choque"! Sobre o momento em que filmava a cena do reencontro de mãe e filho, ela declarou:"E, de repente, mais distante, veio meu pai"!
     A respeito da mesma cena, Robert Downey revelou que uma das maiores emoções, ao fazer o filme, aconteceu no dia em que filmaram o reencontro."Foi o meu primeiro encontro com Geraldine, mas tudo o que eu precisava era de um contato com seus olhos porque eles eram... os olhos de Chaplin"!

                                            Geraldine Chaplin, a filha no papel de mãe

                                 Sydney(Paul Rhys) levando Hannah (Geraldine Chaplin)
                              ao encontro de Charles ( Robert Downey Jr)

No reencontro de Charles e Hannah, a emoção do encontro
entre Robert Downey  e a filha de Chaplin




Ao final do documentário, Robert declara:"Charles Chaplin nunca perdeu seu senso de humor e continuou a fazer filmes até depois de seus 70 anos.Disse ainda que o único lugar em que ele existia era em seu trabalho. Cheia de ironia e explodindo em gragalhadas, através da magia de seus filmes, sua genialidade permanece viva. Para sempre"!

                                                      Elenco do filme Chaplin
         
Robert Downey Jr (Charles Chaplin)


Geraldine Chaplin ( Hannah Chaplin)

Paul Rhys ( Sydney Chaplin)


John Thaw ( Fred Karno)


Moira Kelly (Hetty Kelly e Oona O'Neil)


Anthony Hopkins (George Hayden)

Dan Aykroyd( Mack Sennett)

Marisa Tomei (Mabel Normand)


Penelope Ann Miller ( Edna Purviance)


Kevin Kline ( Douglas Fairbanks)


Maria Pitillo( Mary Pickford)


Milla Jovovich (Mildred harris)


Kevin Dunn ( J.Edgad Hoover

Deborah Moore ( Lita Grey)


                                                        Diane Lane ( Paulette Goddard)

James Woods( Joseph Scott)

Nancy Travis ( Joan Barry)

                  

segunda-feira, 19 de março de 2012

Museu Charles Chaplin

 Museu Charles Chaplin


  Com inauguração prevista para 2013, o Museu Charles Chaplin,situado no coração da riviera Suíça, é um surpreendente tributo  à vida e à obra de grande artista.Ocupando uma área de cerca  de 3.000 metros quadrados, o museu  proporcionará descobertas,  experiências e emoções  numa simbiose do mundo cênico, cinematográfico e virtual.
  A visita ao local será um passeio de três horas através de uma história repleta de sensibilidade, revelação e emoção, exibindo a mansão onde Charlie Chaplin viveu  e apresentando um novo salão de exposição no centro de um território de 14 hectares agraciados com jardins, trilhas e terraços oferecendo uma vista deslumbrante de um lago no esplendor alpino que é Suíça.
    Uma visita ao Museu Charles Chaplin será uma incrível viagem no tempo.
    Uma experiência única, espetacular e esmagadora.


                                                        Palavras de Michael Chaplin


  A respeito da criação do Museu Charles Chaplin,o presidente da fundação, Michael Chaplin, filho de Charles, escreveu:
     " Nossa família está muito entusiasmada pelo apoio à criação do Museu Charles Chaplin nas terras de nossa última residência, situada em Corsier - Sur- Vevey, na Suíça. Com seus 3 mil metros quadrados de exibições fundamentais e inovadoras, o museu dedicado à vida e ao trabalho de Charles Chaplin, se destacará como uma nova referência museográfica, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos em todas as suas diversas atrações.
     Nosso pai sabia como contar histórias. Sabia como nos fazer rir e possuía um grande senso humanitário. Um museu dedicado à sua existência e carreira é uma grande honra para ele e para todos nós, mas, acima de tudo, é uma homenagem à vida. Nós acreditamos que ele se sentiria muito orgulhoso em compartilhar sua casa com o mundo e estamos honrados por fazer parte deste projeto".




                            Um dos canteiros favoritos de Chaplin, em sua casa na Suíça

        Os visitantes serão colocados em contato com a intimidade de Chaplin, seus objetos pessoais, como álbuns fotográficos, enquanto passeiam pelos cômodos da casa.




         Em todo o percurso, telões de alta definição e projeções em 3D, exibirão as cenas mudas,em preto e branco que entraram para a história. A criatividade de Chaplin ganhará destaque em ambientes que reproduzem cenários de seus filmes e exibem as vestimentas de seus personagens , tudo ao som de suas composições musicais.






Caminhando sobre uma estrutura de metal e vidro, o visitante
pode observar cenários de filmes de Chaplin


       Mais do que um museu, ali se encontra também um centro cultural, com  exposições permanentes e temporárias, apresentações cinematográficas, um fórum ao ar livre, programas culturais, vários festivais e uma galeria de arte atraindo os melhores artistas gráficos de todo o mundo.
        A imensa área que um dia foi a residência dos Chaplin, conta com caminhos para pedestres,ciclovias, área de estacionamento de carros e ônibus, bilheterias automáticas. Ali , o visitante encontrará o Restaurante Limelight e a Boutique Carlitos.


        Toda a estrutura do Museu Charles Chaplin utiliza energia renovável. O custo do projeto já ultrapassa o valor de 30 milhões de euros. A obra demorou a sair do papel, pois os moradores daquela área se opuseram à relização da mesma, temendo o intenso movimento causado pelo fluxo de pessoas que a atração levará à região, um pequeno povoado com 3 mil habitantes. Contudo, as autoridades locais defenderam a continuidade da obra, uma vez que ela vai estar associada ao vilarejo

                                                         Corsier - Sur- Vevey

                                                            Informações Adicionais

         Este projeto  é apoiado pela Fundação Museu Charlie Chaplin, pelos herdeiros da imagem de Chaplin junto à  Associação  Chaplin, por Bubblles S.A. e  por Roy Export Company Establishment,bem como pelos dez municípios da região de Corsier-Sur-Vevey.
Os membros do Museu Charlie Chaplin são: Michael Chaplin ( Presidente) Victoria Thiérrée Chaplin (Vice-Presidente) Michel Henry, (Secretário), administradores Ursula Bucher (Comunidade de Corsier-sur-Vevey), Gaston Barman (Comunidade de Corseaux), Christopher Chaplin e Kate Guyonvarch (Associação Chaplin).
           Os autores do projeto são Philipe Meylan e Yves Durand.
         Nascido em Vevey, Philippe Meylan é um ávido  amante da arte. Participou de vários leilões e exposições com especialistas internacionais e comerciantes, para não mencionar seu papel como co-colaborador e principal organizador do Museu Charlie Chaplin. Ele é membro do Conselho de Administração do Charlie Chaplin Museum Foundation, bem como Presidente de Chaplin Museum Development SA, a empresa que supervisiona o desenvolvimento e operação do projeto museográfico dedicado ao grande artista e cineasta.
          Yves Durand é designer e artista museográfico.Depois de formar sua própria empresa de marketing e consultoria, deu palestras sobre comunicação e marketing em uma importante universidade canadense. Foi o autor de uma série de estudos e análises no desenvolvimento e comercialização de produtos turísticos combinando cultura e entretenimento. É presidente da Expérience International Inc. e, juntamente com seu colega e parceiro Philippe Meylan, é co-colaborador e administrador do Museu Charlie Chaplin.

domingo, 18 de março de 2012

Arquivo de Fotos

Integrando a Companhia Karno -1910

Aos 22 anos -1911

1911

Atuando, em 1912, com a Companhia Karno

Uma pausa durante a filmagem de Dia Chuvoso- 1914

No filme  Carlitos Dançarino, 1914

Em 1915, seu primeiro papel feminino,em Senhorita Carlitos

1915
(Chaplin tocava violino desde os 16 anos, mas não se
considerava muito bom com um violoncelo)
            
Em 1916 ao assinar seu contrato com
o estúdio Mutual

  Em 1916, com visitantes no Lone Star Studio, segurando
      o bode Billy, mascote do estúdio

Com o pinaista Leopold Godowsky, em 1917

Com os amigos Douglas Fairbanks e Mary Pickford
em 1917

Charles e Sydney, 1917

Com elenco de O Imigrante em 1917

Havaí, 1917

Em 1917, no local onde, mais tarde, seria construído seu estúdio


                                                                           1917

                                                                        1918

First National Studio, 1918

 

Nos braços de seu parceiro de filmes,1918

Examinando um filme, 1918

                       Helen Keller em visita ao estúdio de Chaplin, em 1918/1919(?)
 (Helen perdeu a visão e a audição aos 19 meses de idade, após contrair uma doença.
Graças à sua professora, Ann Sullivan, Helen aprendeu a se comunicar através de sinais, sendo a primeira deficiente visual e auditiva a  obter um diploma de bacharel em Artes.
      Aqui,através da vibração da garganta  e dos movimentos dos lábios de Chaplin, ela percebe  o que ele lhe relata  sobre seu filme Idílio Campestre


             Helen  Keller  tocando os labios de sua professora Ann Sullivan,ao lado de Charles Chaplin.


                               Charles e seu parceiro- Scraps- em Vida de Cachorro.
    Scraps( cujo nome era Mut) se apegou de tal forma a Chaplin que, quando este viajou para fazer a campanha de bônus para a guerra, deixou de comer e morreu. Foi enterrado no estúdio de Chaplin , onde Chaplin colocou numa placa: "Mut morreu em 29 de abril de 1918. Um coração partido".

Representantes do estúdio First National entregam a Chaplin os rolos do primeiro filme feito por ele . Sydney,o primeiro à direita, estava presente (1918).


Em 1918, após discurso em Washington


    Assinando documento para a United Artist, a qual se associou,juntamente com D.W Griffith, Mary Pickford e Douglas Fairbanks( 1919)



         Com roupa de montaria, em 1919, junto ao estábulo do estúdio.Charles tinha medo de cavalos, segundo revelou.


            Em 1919, divertindo moradores locais, numa pausa na  filmagem de Idílio Campestre.


                       Em 1920, no casamento de Mary Pickford e Douglas Fairbanks

                                                                  Chicago, 1921

Em seu estúdio, em 1921


1921

                Entretendo Jackie Coogan, em 1921, no set de filmagem de O Garoto


Retocando a maquiagem de Jackie Coogan(1921)

Em sua casa em Los Angeles, em 1923

Com a atriz Pola Negri, em 1923

            Anunciando seu noivado com Pola Negri, em 1923. O romance foi breve,
 mas rendeu muito à imprensa.

                             Contracenando com  Sydney, 1923, no filme Pastor de Almas

               Chaplin coloca seu famoso bigodinho, antes de reiniciar mais uma cena
                de Em Busca do Ouro, em 1924.Seu secretário,Toraichi Kono,segura
                 suas calças largas e a bengala.


                              Em 1925, com a sobrinha de Mary Pickford, em seu estúdio

1925

             Vestido de napoleão Bonaparte, numa festa no Hotel  Ambassador, em 1925


                           Atrás da câmera, em 1925, nas filmagens de Em Busca do Ouro

                                                                             1925

     1925

                Em 1927, no apartamento de seu advogado,pouco depois de uma crise
                 nervosa causada pelo estresse com o divórcio de Lita Grey.


        Em 1928, em O Circo, Chaplin revelou, sem constrangimentos, que sua expressão
        de pavor não era fingimento. Apesar do risco, ele entrou na jaula e ficou frente a
      frente com os animais, dia após dia.Quando a sequência estava completa, ele havia
         feito mais de 200 gravações com os leões.


         Em 1928, a tristeza diante do incêndio da tenda de circo montada no estúdio
     para as filmagens de O Circo.

                   Com sua esposa Lita Grey e seu filho Charles Chaplin Jr,em 1928, quando
 seu casamento já estava em crise.

Com os filhos Charles Jr e Sydney, em 1929

                                                         Com o ator bert Levy, 1929

                                                                        1929

                                                   Com a atriz Marion davis, em 1930

Sydney Earl Chaplin e Charles Chaplin Jr,1930

                                            Sacada do Hotel Danieli, em Veneza, 1931

                                                                      Em  Bali, 1931

                                         Caminhando pelas ruas de Londres, em 1931


                 Apesar de temer cavalos, Charles participou de uma caçada,com o duque de  Westminster, em 1931.Como chegou atrasado ao evento, o duque lhe emprestou a jaqueta e as luvas.
               O cavalo quase derrubou Charles, empinando e desobedecendo seus comandos. Trouxeram-lhe, então, um outro cavalo.

                                                Visitando um hospital infantil, em 1931

                                                                        Paris, 1931

                                                      Em Berlim, Alemanha, em 1931

Em 1932, Chaplin foi aos tribunais para impedir que seus filhos atuassem num filme com a mãe, Lita Grey. Chaplin ganhou a causa.

                                                 Charles Jr, Lita Grey e Sydney, 1932

                                                                         1934

               Em 1935, sendo "enforcado" por Paulette Goddard,em Catalina Island, Califórnia
                                             
Nova York, 1940


                                                                             1940

               Com Paulette Goddard, em 1941, pouco antes do final de seu relacionamento

                  Em 1941, discursando no Hollywood Forever Cemetery,em homenagem ao amigo Douglas Fairbanks, morto em 1939.
                                    

         Com Carole Landis, com quem teve um breve romance logo após romper com Paulette Goddard.  Em 1948, aos 29 anos, Carole cometeu suicídio.

Casamento com Oona , em 1943


Colocando a aliança em Oona

   Charles e Oona, 1943

                              Em 1944, ao lado de seu advogado Jerry Giesler, no tribunal

                  Em 1947, capa de revista, adotando o  bigode de seu personagem em Monsieur Verdoux.
 
                                 Em 1948, com Geraldine, sua primeira filha com Oona

                  
             Em sua casa em Los Angeles, em 1952, pouco antes de partir para a Europa, onde ficaria exilado. Na foto estão Geraldine,Victoria ( no colo de Oona), Josephine, Charles e Michael ( imitado pelo pai)
                            

                                                        Com Josephine em 1952

                                        Charles, o palhaço, em Luzes da Ribalta, 1952

                                         Praticando seu esporte favorito, em 1952

              Em 1953, beijando Oona, logo após o nascimento de seu filho Eugene, na Suíça.

                                                  Oona, Eugene e Charles, em 1953

                             Com Josephine( no colo) e Geraldine, no Knie Circus, Suíça

                                                  Nas ruas de Vevey, Suíça, em 1953

                                                   No jardim de sua casa em Vevey,1953

                                                      Josephine e o pai em 1954

                                Em Cap Ferrat, França, em 1955, com Michael e Geraldine

           Em 1956, usando luvas por causa de eczema nas mãos.Charles atribuiu a doença ao fato de manipular filmes por longos anos. Charles Chaplin alérgico a filmes!

                                                 Em 1956 fotografado por Oona

                                                                            1956

                  Em 1957, ao lado de Oona que segura Jane Cecil.Eugene está à frente, usando um chapéu.
         
                                                                        1957                                                                

                                                                    1957
                                                            
                          Ao completar 70 anos, em 1959, recebendo o beijo de Geraldine

                                                 Em sua casa de Vevey, Suíça , em 1960

      Por volta de 1960, com Gabriele Di Rito, seu barbeiro, que declarou que Chaplin era muito generoso com  as gorjetas.


                           Charles Chaplin Jr visitando o pai com sua filha Susan, em 1960

          Em 1960 na Irlanda, onde costumava passar as férias, com a família, todos os anos

1960

           Após receber o título de Doutor Honorário,na Universidade de Oxford, em 1962

            Em 1965, exatamente no dia do 76º aniversário de Charles e um mês antes de completar 80 anos,Sydney faleceu em Nice, França.
                (A foto,de 1962,mostra Charles brincando com sua filha Annette, no colo de tio Sydney)

                              Comemorando seu 77º aniversário, em 16 de abril de 1966 
                                        
       Com Oona, em 1966. Ao final de sua autobiografia, em 1964,Charles disse a respeito de Oona: " Nos últimos 20 anos eu conheci o que significa felicidade. Eu tenho a enorme sorte de estar casado com uma mulher maravilhosa.Eu gostaria de escrver mais sobre isto, mas isto envolve amor e amor perfeito é a mais bela de todas as frustrações porque é mais do que se pode expressar".

                                 ( Data desconhecida . Cerca de 1966, provavelmente)

              Charles , Oona e seus oito filhos, em 1966, na sua casa em Vevey, Suíça

                     Sophia Loren e seu diretor em A Condessa de Hong Kong, em  1967

            Dirigindo  a filha Geraldine numa cena de A Condessa de Hong Kong, em 1967

                Com o ator Marlon Brando, na premiére do filme A Condessa de Hong Kong, em 1967

               Em 1968, Charles Chaplin Jr, o primeiro filho de Charles (de seu csamento com  Lita Grey) foi encontrado morto na casa de sua avó, aos 42 anos.Ele atuou ao lado do pai, em Luzes da Ribalta, mas não fez muito sucesso em Hollywood.Charles Chaplin não desejava que seu filho  tivesse seu nome, por achar que aquilo lhe daria uma cruz a ser carregada pelo resto de sua vida, mas Lita Grey insistiu em dar ao filho o nome do pai.Durante a maior parte de sua vida adulta, Charles Jr lutou contra o alcoolismo, para sofrimento de Charles Chaplin que viu o pai sucumbir por causa da doença.Embora alguns relatos falem em suicídio, a morte de Charles Chaplin Jr foi atribuída a um ataque cardíaco.
                             

                               Em 1969, comendo o bolo de seu 80º aniversário


                                 Em 1971, recebendo beijos das assistentes do circo
                                 Fercos Brothers, na Suíça

                               Em 1972, discursando em Hollywood, ao receber um Oscar

                                                                  Natal de 1973

Uma das últimas fotos de Charles, em 1977



Oona leva Chaplin para um passeio, em 1977


30 de dezembro de 1977
         Funeral de Charles Spencer Chaplin em cerimônia reservada.Ele faleceu no dia de 25 de dezembro, em sua casa, enquanto dormia.
           Em 1978, um grupo de mecânicos roubou o cadáver da sepultura na tentativa de extorquir dinheiro da família.O corpo foi encontrado 3 meses depois e os ladrões foram presos. 



 Oona Chaplin morreu em 27 de setembro de 1991 e foi enterrada ao lado de Charles